3.4.13

Pintura decorativa

7 - Falso Granito 

Esta é a 7ª postagem da matéria "Técnicas de pintura em madeira". Para encerrar o tópico: Fundos, vou mostrar duas técnicas de "trompe l'oeul": falso mármore e falso granito. Esta pintura pode ser usada como fundo ou como motivo central. Hoje vou explicar o falso granito. Veja os assuntos já tratados:
Tópico 1: Preparo da madeira
Tópico 2: Corantes naturais
Tópico 3: Fundos
Tópico 4: Esponja e vela
Tópico 5: Pente e falso linho
Tópico 6: Plástico e tecido
Falso granito vermelho

Prepare a madeira como explicado no tópico1: Preparo da madeira. Passe duas camadas de gesso, lixando bem cada mão. Quanto mais liso melhor o resultado. Prepare a tinta misturando as cores: ocre vermelho e uma ponta de vermelho fogo, esta será a cor de base. Pinte a peça com essa cor e deixe secar. Usando as cores: ocre amarelo, sombra natural e branco faça pequenas projeções usando uma escova de dente, use uma escova para cada cor. Os grão de tinta devem ser pequenos e uniformes. Espere secar e usando a tinta branca projete alguns grão maiores e em menor quantidade. Deixe secar bem. Com as cores: sombra natural e uma ponta de vermelho puro prepare um suco e com um pincel chato e levemente úmido passe em alguns locais dando um efeito mais profundo. Deixe secar bem e proteja com verniz.
Falso granito preto

Mesmo preparo anterior para a madeira. Passe duas mãos de tinta preta e deixe secar bem. Com as cores: vermelho ocre, sombra natural e branco faça pequenas projeções usando uma escova de dente, use uma escova para cada cor. Tente fazer o tamanho dos grãos uniforme. Com a cor sombra natural prepare um suco e com um pincel chato e levemente úmido passe em alguns locais para dá um efeito mais profundo. Deixe secar bem, verifique se há necessidade de retoque em alguma área antes de proteger com verniz.

Próxima semana: falso mármore. 

8 comentários:

  1. Oi Regina,
    Foi assim que você fez a peça então... Ficou muito bom,
    Na minha opinião um trabalho de artista!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. artista! cada técnica é mais incrível do que a outra.
    parabéns! beijo,

    ResponderExcluir
  3. Fica lindo!
    E não parece tão difícil assim...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Regina!
    Estou chegando no segundo tempo da aula rs

    Você é fera mesmo!!!
    Ótima explicação, não é a toa que arrasa nos trabalhos!:)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria,

      Que bom que você achou bem explicado. Sempre fico em dúvida se fui clara ou se estou falando só para quem entende do assunto. A técnica do granito é uma das mais fáceis.
      beijo

      Excluir
  5. Regina agora tudo explicado me parece fácil. Achei que o processo é o que os americanos chamam de "chuva americana". Gostei bastante do resultado. Pergunta:
    Dá pra fazer com outras cores??

    Beijos,

    Kaku

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kaku,

      Este processo é bem simples, fácil e rápido. Para que fique parecido com o original convém usar a cor original do granito: vermelho, preto, marrom, cinza. Mas também pode usar outra do seu gosto e fazer algo estilizado, neste caso terá que estudar as cores a usar, pois não terá o real como modelo
      beijo

      Excluir
  6. Chegando por aqui agora e adorando tudo. Belos trabalhos. Obrigada por compartilhar. Abraços

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário