31.7.14

Broa de fubá e polvilho

Broa de milho não fazia parte da minha dieta até pouco tempo, por recomendação médica estou diminuindo o consumo de produtos com glúten, o amado e querido pão, que antes comia todo dia, agora só duas vezes na semana. Folheando um antigo livro de culinária encontrei uma receita de broa de fubá e polvilho e resolvi testar. Gostei muito do resultado, fica macia por dentro e crocante por fora, a receita rende bastante e fica ótima mesmo depois de congelada!

Ingredientes:
2 xícaras de fubá
1 1/2 xícaras de polvilho doce
3 1/2 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de açúcar (opcional, na minha não usei)
1/2 colher de chá de sal
2 colheres chá de erva-doce (opcional)
5 ovos
1 colher sopa de fermento em pó

Preparo: Peneire o fubá e o polvilho juntos e reserve. Em uma panela junte o leite, o óleo, o sal, o açúcar e a erva doce e leve ao fogo até ferver. Diminua o fogo e junte a mistura de fubá e polvilho, mexendo bem para não formar grumos. Cozinhe a mistura até soltar do fundo da panela. Deixe esfriar um pouco e acrescente os ovos um a um, batento até ficar bem incorporado (faço na batedeira com gancho de pão). A massa deve ficar pegajosa, como a de pão de queijo. Deixe esfriar completamente e junte o fermento, misturando bem. Coloque um pouco de fubá em uma xícara, pegue colheradas da massa coloque na xícara e gire um pouco, até a massa ficar uma bolinha coberta de fubá (lembre-se de colocar fubá na xícara antes de cada massa). Coloque as bolinhas prontas em forma bem untada. Leve ao forno pré-aquecido, 190ºC, até ficarem douradas. Bon appétit!

A massa é pegajosa  use uma xícara cno fubá para ajudar a modelar as broas.
Retirando da xícara e colocando na forma com ajuda de uma colher.
Bastam alguns minutos no forno quente e as rachaduras começam a aparecer!!!

8 comentários:

  1. Oi Regina!

    Parecem deliciosas! A receita já foi pro meu caderninho! Estamos numa fase de experimentar receitas novas... A minha filha está de férias aqui em casa... Não saímos mais da cozinha... Hehehe

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  2. Parece que senti até o cheirinho! Lindas assim, só podem estar deliciosas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Regina,
    Eu gosto muito mas nunca fiz, sempre compro pronta, gostei dessa receita!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa, aprecem deliciosas mesmo! Ótima dica pra quem quer diminuir no danadinho do pão, como eu... esse vício! Beijocas, vou anotar a receita pra fazer tb!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Que delícia, olhando as fotos parecem as broinhas que amei lá em São Lourenço, MG. Vou anotar a receita, se for igual.... eita nós, rs. Quanto ao pãozinho, amanhã farei exames e dia 11, sei que levarei bronca da médica. Mas não resisto, rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Hummm, que delícia, deu muita água na boca. Tenho corrido tanto que não tenho reservado um tempo pra fazer as receitas que você passa com tanto carinho. Vou anotar essa também, quem sabe faço nas férias. Beijosss e obrigada!! Clau.

    ResponderExcluir
  7. Ameiiii, principalmente porque o fermento é o que eu estou acostumada a usar rs
    Senti o cheiro aqui, pirei!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Hum, que receita interessante! Deve ficar uma delícia! Ah e bem que eu tento diminuir o consumo de pão que eu adoro...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário