27 de fev de 2014

Colar longo com medalhão chinês

Outro colar reciclado. O original foi presente da cunhada. Amei as contas coloridas feitas em cerâmica, mas não gostei do formato, muito justo no pescoço. Além das contas aproveitei o cordão de couro trançado e os entremeios dourados. Juntei um medalhão chinês e, para finalizar, fiz um pompom de continhas. Adoro pompom!
As 4 continhas desparelhadas que sobraram coloquei em uma correntinha e ganhei outro colar bem delicado. Reciclei e multipliquei, um que virou dois! 

O colar é longo, fica abaixo do busto. 

O segundo colar ficou bem delicado. 

24 de fev de 2014

Pão de hamburguer

Sábado chuvoso, chegando a hora do lanche da tarde e uma vontade de comer sanduíche. Que tal um hamburguer caseiro? Pão de hamburguer fresquinho e delicioso,  receita enviada e testada pela filha, que gostou e recomendou. Bacon, alface, muito tomate e uma boa mostarda forte, delícia de lanche.


Ingredientes:
1 xícara de leite morno
1/2 xícara de água
1/4 xícara de óleo
2 col. sopa de acúcar
1 1/2 col. chá de sal
1 ovo
1 pacote de fermento de pão granulado
4 1/2 de farinha de trigo

Preparo:

Junte o leite morno, a água e o óleo em uma tigela grande. Acrescente 1 e 1/2 xícara de farinha, o fermento, o sal e o açúcar, misture tudo. Junte o ovo e misture. Aos poucos vá juntando o restante da farinha, uma xícara de cada vez. Quando a massa estiver elástica sove um pouco, uns 8 minutos (sovei na batedeira mesmo com o gancho de pão). Divida a massa em 12 partes iguais e forme uma bola, achatando um pouco. Coloque na placa untada, ou forrada com papel manteiga. Cubra e deixe crescer por 30 minutos. Antes de levar ao forno pincele os pães com leite e polvilhe com gergelim. Asse em formo já aquecido a 180ºC por cerca de 12 minutos. A receita também serve para pães de cachorro quente, é só mudar o formato e não colocar o gergelim. Bon appétit!

20 de fev de 2014

Echarpe infinity

A postagem de hoje destoa completamente do verão e do calor dos últimos dias. Como o ganhador do presente mora no outro hemisfério, onde o clima não é tão agradável como aqui, estou enviando algo para aquecer. Dois cachecóis infinity bem quentinhos. Na primeira foto em lã cinza e rosa, para os dias frios, e o outro em flanela, para dias mais amenos. 


17 de fev de 2014

Colher de pau pirogravada

Chegou a hora de trocar as colheres de pau velhas e feias por outras novinhas. Tenho visto na internet muitos modelos pintados. Ficam bonitas e coloridas, mas prefiro não usar tinta em peças de madeira que sofrerão calor. Escolhi trabalhar com o pirógrafo. Decorei somente os cabos. Fiz desenhos simples e suaves, nada de muito delicado, continuam robustas, mas ficaram bonitinhas e diferantes. 

13 de fev de 2014

Colar longo com pingentes e pompom

Quem passa aqui pelo blog já percebeu que gosto de bijuterias. Gosto de comprar novas, mas gosto mais ainda de reciclar as antigas. Desmancho os colares velhos ou que já não estão em uso, separo as pedras que gosto e guardo. No colar abaixo todas as pedras são recicladas, algumas mais recentes e outras bem antigas, as contas em marrom com rajadas bege, do colar e do brinco, tenho desde os anos 80 e já usei várias vezes. Material novo só o cordão de couro, as partes douradas e o pompom .

Medidas: 36cm do fio mais 18cm do pingente. É mais longo que o mostrado, fica abaixo do busto. 
Pedras e contas recicladas. 
Brincos combinando

10 de fev de 2014

Sanduichão gelado de frango e beterraba

A receita de hoje é gostosa, nutritiva e fácil. Pode ser feita com vários recheios, usei frango e beterraba. Serve tanto para o almoço como para o lanche da tarde. Gosto muito, costumo fazer grande e deixar na geladeira. Nestes dias de calor é tão bom chegar em casa e encontrar esta delícia geladinha me esperando!

Ingredientes:
Sobras de frango
1 iogurte natural
1 caixinha pequena de creme de leite
1 colher de sopa de mostarda (usei a caseira, veja receita aqui)
1 colher de sopa de patê de azeitona (ou azeitonas fatiadas)
1 cebola ralada
1 xícara de beterraba grelhada (ou cozidas no vapor)
3 colheres de sopa de cottage
1 colher de azeite
Pão de forma sem casca cortado no comprimento
Cebolinha e coentro.
Sal a gosto

Preparo:

Recheio de frango: desfie o frango bem fininho, junte um pouco do caldo, o iogurte, a mostarda, a azeitona e a cebola ralada. Misture bem e vá acrescentando o creme de leite aos poucos, até ficar uma mistura bem úmida. Acerte o sal a seu gosto. 
Recheio de beterraba: em um mixer coloque as beterrabas, o cottage, o azeite e uma pitadinha de sal, triture até formar uma pasta firme.

Montagem:

Coloque uma fatia de pão e cobra com uma generosa camada de frango, sobreponha com outra fatia de pão e outra camada de frango. Agora uma camada de pão e uma camada de pasta de beterraba. Repita a operação até terminarem os ingredientes, Finalize com uma camada de pasta de beterraba. Cubra com filme plástico e leve a geladeira por pelo menos duas horas. Na hora de servir decore com cebolinha e coentro. Bon appétit!

6 de fev de 2014

Manequim para bijuterias

Tenho feito várias bijuterias e não tem sido nada fácil fotografar os colares. É difícil encontrar objetos que os acomode bem, que mostre como se estivesse sendo usado por uma modelo na passarela, rs. Como isso é impossível, confeccionei um manequim de bijuteria em papelão e tecido, como aqueles que ficam nas vitrines. Foi grande a tentação de forrar com uma cor forte, mas como a vedete será a bijuteria achei melhor deixar no tecido cru mesmo. Agora posso fotografar tudo!

Primeiro colar!
O verso, em bolinhas.
Partir de imagens encontradas no Google, aqui, foto do rascunho com as medidas.
Usei papel panáma e no local das dobras fiz uma leve incisão com estilete. Forrei com algodão cru.

3 de fev de 2014

Porta moedas caracol

Enquanto esperava o técnico para resolver um probleminha no fogão, fui para a máquina de costura fazer um porta moedas de tecido, item que estava na lista de projeto há bastante tempo. É uma bolsinha muito bonitinha que pode ter várias utilidades: na bolsa serve para guardar as moedas ou batons; nas viagens ou em casa pode ser usada para guardar bijuterias delicadas. 


Veja o PAP e o molde aqui