31 de mar de 2014

Toalhinhas bordadas

Bordando toalhinhas de mão para alegrar o lavabo. Achei que o motivo de flores coloridas ficou bonito no fundo branco. Mostro as quatro primeiras. Ainda tenho outras para bordar, quem sabe no próximo fim de semana completo o conjunto. "Tempo, tempo, tempo... És um senhor tão bonito..."  


27 de mar de 2014

Fricassé de milho e frango

Domingo de descanso, sossego e muita conversa fiada com a filha e amigos que moram longe. O almoço seria a salada e os legumes que haviam sobrado do dia anterior. Porem o dia fresquinho e chuvoso pedia um prato quente e suculento para acompanhar a salada fria. Foi aí que lembrei da receita do fricassé de milho. Uma receita tão rápida, fácil e gostosa que surpreende!


Ingredientes:

5 espigas de milho
1/2 peito de frango, ou sobras, desfiado.
1 cebola média cortada em cubinhos pequenos
1 dente de alho.
1 colher de azeite
1/2 xícara de queijo meia cura ralado grosso.

Preparação:

Escolha duas espigas de milho maduras, corte os grãos e bata no liquidificador com meio copo de água. Coe em peneira fina e reserve o líquido. Retire os grãos das espigas restantes. Refogue a cebola e o alho no azeite e quando estiver transparente junte o milho. Refogue mais um pouquinho e junte o frango e verifique o sal. Deite o líquido reservado, deixe cozinhar uns dois minutos (até ficar bem cremoso) e deslique o fogo. Despeje o preparado em um pirex, cubra com o queijo ralado e um pouquinho de orégano, leve ao forno somente para dourar o queijo. Sirva quente. Bon appétit.

24 de mar de 2014

Colar turquesa e outros

Mais colares reciclados. Sei que estou repetindo o tema, mas gostei do resultado dos colares laranja e turquesa, minhas cores favoritas, e queria compartilhar com vocês. Para o azul usei as contas retiradas do colar mostrado logo abaixo, que estava um pouco pesado e resolvi retirar uma fileira de contas. No laranja usei uma mistura de material novo e usado, e mais pompom! Os dois últimos, em preto, são completamente reciclados de peças anteriores, no mais simples acrescentei vários pingentes antigos.

                              Aqui abaixo o colar turquesa muito pesado, retirei uma fileira e ainda ficou bonito.



20 de mar de 2014

Pássaros em porcelana - Antes e depois

Pássaros me encantam, gosto tanto que não resisto quando encontro belezinhas como estes dois aí de baixo e acabo trazendo para casa. Eles já posaram para fotos aqui no blog: na decoração de Natal e na postagem da bandeja com pintura de chita, aqui. A ideia surgiu quando folheava uma revista e vi a foto de um pássaro branco com o bico pintado.Achei tão bonitinho que resolvi fazer nos meus. Usei dourado por gosto e facilidade, era o que tinha no atelier. Continuam lindos, mas agora com muito charme e estilo.  
São exibidos e posaram em vários lugares da casa.
Antes: na decoração de natal, na bandeja e antes da maquiagem definitiva. 

17 de mar de 2014

tapete de crochê

Aprendi a fazer crochê bem cedo, tinha uns 8 anos, e não foi nada fácil, pois a professora, minha mãe, era canhota e eu destra, sempre há certa confusão nestas horas. Vi o motivo das pequenas tulipas na internet e gostei muito, o tapete fica parecendo um pequeno jardim. Estou longe da perfeição da mestra, mas ficou bonito e é tão fácil que vou fazer em outras cores.

13 de mar de 2014

Colcha de retalhos

O post de hoje é sobre uma visita à casa da irmã e uma colcha de retalhos velhinha.
Os bordados que mostro aqui no blog são feitos em uma máquina Janome que costura e borda. Já é velhinha e ultrapassada, mas quando a recebi fiquei entusiasmada, a danadinha borda sozinha! Bem, sozinha maneira de falar, alguém tem que escolher os motivos, posicionar o tecido, trocar as linhas e ainda dar um jeitinho quando ela tem um chilique e embola tudo.
Quando a máquina finalmente chegou, depois de dias de ansiosa espera, fiquei tão feliz que comecei a testar todos os bordados, e olha que não são poucos! No começo eram quadradinhos de tecido que guardava em um álbum, depois comecei a aumentar o tamanho dos quadrados e guardar para futuro uso. Foram muitos projetos com os bordados, rendeu uma boa produção de almofadas e vários detalhes nas roupas das filhas que ainda eram pequenas.
Com os últimos bordados e mais alguns que enfeitei com o que tinha em casa (renda, bordado inglês e aplicações) montei uma colcha de retalhos para minha irmã. Boa surpresa quanto entro no quarto e lá estavam meus quadradinhos cheios de alegria cobrindo a cama. Não resistir e fotografei para mostrar para vocês!

Testando os bordados, os pontos e a escrita. 

10 de mar de 2014

caixa para cartões

Outra caixinha que sai do depósito e entra na lista de projetos realizados. Terminei ontem, ainda "tá quentinha", rs. Foi uma semana de trabalho: três dias com o pirógrafo e dois com a pintura e a folha de ouro. É feita em mogno e mede 22,5 x 16 x 7cm. O motivo em dourado foi inspirado em um livro sobre tapetes, para completar acrescentei um arabesco com pequenas berrys. Achei que ficou bonitinha.



6 de mar de 2014

Bandeja com flores

Para mim carnaval significa dias de folga e descanso. Foi ótimo, além de relaxar consegui pintar algumas peças. Umas delas é esta bandeja decorada com a mesma padronagem da chita portuguesa, para combinar com o forro das cestinhas usadas na organização do armário do banheiro, veja aqui. Foi ajudar na organização de várias coisas, aliás, como tem "coisinhas" em banheiro! 
Uma linda rosa do quintal.