29 de mai de 2014

garrafinhas pintadas

O trabalho do último fim de semana foi pintar garrafinhas. Pensando em reciclar guardo muita coisa, e claro que de vez em quando tenho que organizar tudo senão vira bagunça e de bagunça eu não gosto! Encontrei estas garrafas e vidros bonitinhos esperando a vez. Pintei algumas por fora com tinta spray fosca e outras por dentro com a tinta que sobrou da pintura da casa. Não é uma reciclagem duradoura, pois a tinta descasca facilmente, mas prolonga um pouco a vida dos vidros e garrafas e enfeita a mesa da varanda por algumas semanas. 
Contraste com a bandeja colorida. 
Enfeitando a mesa da varanda. 

26 de mai de 2014

Arroz de forno

Arroz de forno é prato comum em casa de brasileiro, não conheço ninguém que não tenha comido ou feito pelo menos uma vez. Aqui em casa é apreciado por todos. Aproveito os dias que tem mais gente na casa e dobro a medida de arroz já pensando em aproveitar o que vai sobrar. Faço como prato único, acompanhado de salada de folhas. É muito prático para um domingo de preguiça. Pode ser feito com frango, presunto, atum, legumes, etc., a imaginação é o limite.



Ingredientes:

Sobras de arroz cozido
Sobras de frango, atum, presunto ou o que desejar
1 abobrinha
1 cenoura
1/2 xícara de azeitonas
Coentro picadinho
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
Molho de tomate

Preparo:

Rale a cenoura e a abobrinha em ralo grosso. Corte as azeitonas em rodelas. Desfie as sobras do frango, caso use presunto corte em pedacinhos. Junte o molho de tomate, o coentro e o queijo. Despeje a mistura sobre o arroz e misture tudo. Coloque em um pirex, polvilhe com um pouco de queijo  e leve ao forno quente por 20 a 30 minutos. Bon appétit 

22 de mai de 2014

Porta copo com fuxico

As noites começam a ficar frias por aqui e uma caneca de chá fumegante antes de dormir cai muito bem. Para proteger a mesinha do calor transformei círculos de cortiça sem graça em alegres e divertidas maçãs, usando tecido, feltro e cola. 


19 de mai de 2014

Sequilhos de maizena

Esta receita é bem antiga e boa para iniciar os pequenos na arte da culinária. É gostosa e sempre dá certo. Aqui em casa as filhas chamam de "sapatinhos" (explico: sempre dei uma forma alongada aos biscoitos que, quando assam, colam um no outro ficam parecendo sapatinhos de boneca). Quem ajudou nessa fornada foi o neto, que comeu sem parar!


Ingredientes

1 pacote de maizena de 500g
1 lata de leite condensado
3 colheres de manteiga
1 ovo e 1 gema
1 colher (chá) de fermento

Preparo:

Misture tudo, amassando com as pontas dos dedos, até formar uma massa homogênea e firme. Com uma colher de sobremesa retire porções da massa, isso ajudará a manter o tamanho uniforme. Forme um rolinho e achate levemente com um garfo. Coloque em tabuleiro untado ou forrado com papel manteiga. Asse em forno quente, 180°C, por 12 a 15 minutos. Não deixe dourar senão ficam secos. Bon appétit!

15 de mai de 2014

Cachepot reciclado

Comecei a cuidar de suculentas por acaso e hoje tenho vários tipos. É fácil cultivar e sempre tenho várias mudas prontas. Os vasinhos abaixo irão morar na casa de amigos que também gostam de suculentas. Para acompanhar as lindinhas vai junto um pé de manjericão novinho, também filho do meu quintal. Para embalar os vasos aproveitei o tecido de um guarda-chuva quebrado e fiz estes simpáticos cachepots, como o tecido é impemeável não deixa a água vazar. 


Aqui uma foto de como a base é feita, sem costura só com cobradura, para evitar furar o tecido, depois costurei uma barra para dá a forma. Para firmar melhor vinquei os cantos com uma costura. 

12 de mai de 2014

Protetor para jarras e travessas

As férias foram ótimas! Fiquei junto de quem amo, descansei da correria do dia a dia, revisitei lugares lindos, fiz coisinhas que gosto para quem gosto e ainda me deliciei com comidas maravilhosas!

Quando estou em casa gosto de aproveitar a varanda. Ficar de bobeira, tomando um suco ou comendo uma salada de frutas bem geladinha, mas tudo perde a graça quando as indesejáveis abelhas ou moscas querem dividir a bebida ou comida. Nestas horas protetores para as jarras, travessas e copos, são bem úteis. Basta um retalho de tule, um pouco de continhas e algumas horas de puro prazer juntando tudo.


8 de mai de 2014

Retorno das férias

As férias estão acabando, semana que vem volto renovada, animada e com vários projetos. O primeiro é uma pequena mudança na aparência do blog. Tinha idealizado algo bonito e leve e contactei alguém para fazer. Combinei cores, letras, motivos especiais, tudo, mas não deu certo, espero há meses e nada, só promessas. O que veem é o que consegui fazer com meus parcos conhecimentos. Mesmo não ficando como queria, renovei, alterei, mexi; mudar sempre me deixa feliz.  Em breve mais novidades!

Jardim do castelo de Auver-sur-Oise.