1.6.15

Polenta gratinada

Polenta quente e fresquinha é uma delicia e come-se sem parar, pelo menos é o que acontece na minha casa, mas o quê fazer quando sobra? Como não gosto da versão frita, primeira opção para aproveitar as sobras, costumo cortar em pedacinhos e colocar na sopa. Graças a um passatempo prazeroso, folhear antigas revistas de culinária, encontrei esta receita deliciosa e agora até fico contente quando tenho sobras de polenta para gratinar.


Ingredientes

250 g de farinha para polenta
1 litro de água
5 tomates bem maduros
10 cogumelos cortado em lâminas
100g de parmesão ralado na hora
100g de molho bechamel comprado pronto
1 colher de sopa de azeite de oliva
Sal, manjericão e pimenta a gosto

Prepare a polenta a sua maneira ou seguindo as recomendações do fabricante. Coloque em um recipiente com altura de mais ou menos 3 cm e deixe esfriar. Tire a pele e as sementes do tomate e corte em rodelas, tempere com sal e pimenta. Refogue os cogumelos no azeite deixando secar bem o líquido. Quando a polenta estiver fria, corte em tiras de 1cm e depois em pedaços menores, formando pequenos retângulos. Em um refratário arrume uma camada de polenta levemente inclinada, por cima uma camada de tomate e uma camada de cogumelos, repita até preencher tudo. Rasgue folhas de manjericão por cima, cubra com o molho bechamel, polvilhe com o parmesão e leve ao forno quente, 180 graus, por 15 minutos. Retire quando estiver gratinado e regue com o azeite, sirva quente. Bon appétit!

4 comentários:

  1. Ai, que delícia! Pela aparência, deve estar divina!!!!!!!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Regina, fiquei com água na boca ao ver sua polenta...já anotei a receita.
    Polenta é um prato que adoro.
    Ótima semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. OLá Regina, o aspeto está delicioso, eu adoro comida gratinada. Onde vc compra a polenta? acha-se em Portugal? bj e bom fds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Val,
      Encontro nos supermercados, já comprei no Continente e no Jumbo.
      Beijinhos

      Excluir

Deixe seu comentário