20.7.15

Entre a cigarra e a formiga e receita de geleia de pimenta

Por aqui o verão tem sido entre a formiga e a cigarra. Explico melhor: tenho aproveitado bastante os dias de sol com ótimas viagens, encontro com amigos e outros programas agradáveis, me divertindo como as cigarras, mas também estou aproveitando as frutas da estação para estocar delícias como geleias, fruta em calda, molhos, xaropes e alho frito. Os últimos potes já estão etiquetados e acomodados na dispensa.  Quando o inverno chegar não vai faltar um gostinho bom de morango ou amora para passar no pão nem uma saborosa geleia de pimenta para acompanhar o assado de porco ou o queijo camembert.

Ingredientes para a geleia de pimenta:
1 kg de maçã.
1 litro de água.
600g de açúcar.
2 pimentas malagueta.
50 ml de suco de limão ou vinagre
1 pacotinho de pectina. 

Corte as maçãs com casca, talos e sementes e leve ao fogo com 1 litro de água. Deixe ferver por 45 minutos, até virá um purê. Coe o purê. 
Em uma panela coloque 1 kg de purê, menos um copo. Corte as pimentas ao meio retire as sementes e bata no liquidificador com 1/2 xícara do purê reservado, deite na panela. Junte o açúcar e leve ao fogo alto por 20 minutos, mexendo sempre. Junte o suco de limão e deixe ferver mais 3 minutos. Dissolva a pectina na 1/2 xícara de purê restante e junte a geleia, deixe ferver por 5 minutos. Retire do fogo e ainda quente coloque em vidros limpos e secos, tampe imediatamente e vire a tampa para baixo, espere 5 minutos e desvire. Deixe esfriar completamente antes de guardar. Bon appétit!

O método de tampar o vidro ainda quente e deixá-los 5 minutos para baixo e suficiente para selar as tampas e conservar a geleia por dois ou três meses, se desejar guardar por mais tempo esterilize os potes: Espere os potes esfriarem, coloque em uma panela com água, os potes devem ficar submersos uns 3 cm. Leve ao fogo e quando começar a ferver conte 15 minutos de fervura constante, desligue e deixe esfriar completamente antes de retirar os vidros.

11 comentários:

  1. Hummm, adoro geleias e esta deve ficar muito gostosa com queijos! Vou anotar a receita já!
    Beijos e te desejo uma ótima semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. Olá Regina, mas a produção está realmente a mil, a despensa está abarrotada! Mais do que a receita, o que gostei mesmo foi da decoração dos potes, rótulos, etiquetas, descrição. Não só vc fez para consumo próprio, como já tem presentes " para dar e vender" para os amigos. Sempre me encanto com a facilidade com que as pessoas fazem doces e comidas. Para eu fazer um terço dessa produção, teria de parar tudo e me concentrar dias e dias! E ainda assim, não garanto que o produto saisse de qualidade. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Val,
      Deixei tudo etiquetado para facilitar a escolha e também pensando nos amigos que gosto de mimar. São etiquetas autocolantes que decorei com carimbos, ganhei da filha um potinho com uma coleção linda, também comprei outro onde posso criar frases, o que facilitou muito . As novas etiquetas tem a vantagem de não borrar com a umidade, o que acontecia com as etiquetas feitas na impressora.

      Excluir
  3. Oi, Regina! Sua produção foi grande mesmo, e só olhando as fotos já me deu água na boca, principalmente das geleias... amo! Obrigada pelas palavras gentis no meu blog... estou muito feliz por voltar a postar. Um forte abraço, Clau.

    ResponderExcluir
  4. Olá Regina!! A Val já falou tudo que eu queria, rs. Menina , que produção maravilhosa, parabéns. Adoro geleias também, e este estoque de molho de tomate... hum, bem que poderia estar aqui, rs. uso muito. Tudo feito com tantos detalhes... dá pra ver o carinho. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Regina, que bacana vc compartilhar a receita da geléia de pimenta. Sempre compro a industrializada, mas vou fazer sua receita...vc saberia me dizer se a pimenta pode ser a dedo de moça? E que produção enorme!! Parabéns!!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Que lindos os potinhos! Tudo feito com carinho, ainda por cima!
    Sempre quis ter tempo disponível para fazer coisas assim, mas sempre tenho que escolher e acabo correndo para a máquina de costura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Que delicia Regina!! Essa receita parece fantástica! Obrigada,
    Beijinho

    ResponderExcluir
  8. Oi Regina, tuas geleias tem uma aparência apetitosa. Como eu não consumo açúcar acaba que tenho mesmo que fazer as minhas porque as que tem para venda no mercado além de eu não ter certeza da isenção do açúcar, o preço é amargo. Mas nunca me aventurei por sabores exóticos como essa temperasda com pimenta. Vou tentar substituindo o açúcar por adoçante culinário. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  9. Olá Regina, está tudo lindo e apetitoso! VC pode publicar como faz o xarope de cereja? Eu amo isso! Beijo

    ResponderExcluir
  10. Olá Rosangela,

    A Receita do xarope é bem simples e aqui segue:
    Em uma panela junte um litro de água e 800g de açúcar, deixe ferver até a calda encorpar, mas não deve engrossar. Junte 1kg de cerejas limpas e sem caroço, deixe ferver 5 minutos. Espere esfriar um pouco e passe por uma peneira de metal. Já esta pronta e deve ficar refrigerada, caso queira conservar por mais tempo, coloque em vidro com a tampa de metal, feche bem e acomode numa panela alta, encha de água, que deve ultrapassar os vidros uns 2 a 3 cm. Leve ao fogo e quando começar a ferver conte 15 minutos de fervura constante, desligue e deixe esfriar antes de retirar os vidros que podem ser guardados fora da geladeira por vários meses. Fica uma delícia com sorvete ou com cheesecake!
    Beijo e espero que tenha gostado

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário