24.8.15

Tortas, sandes e amigos

Por aqui os dias ainda estão quentes mas um ventinho fresco já começa a chegar no final da tarde. É o verão indo embora. Para aproveitar o restinho de calor convidamos alguns amigos para um lanche lá fora. No menu nada de complicado: duas tortas, sanduíches, ou sandes como chamam por aqui, salada de alface e tomate e temperos no pote para cada convidado usar a gosto, copiando a ideia da querida Val..

 
 Torta de abobrinha

2 abobrinhas cortadas em cubinhos
5 tomates secos picado
200g de queijo feta picado
1 ovo
1/2 copo de leite
1 círculo de massa para torta comprado pronto
Sal, alho, cebola, coentro a gosto

Preparo: Aqueça uma panela ou frigideira de fundo grosso, coloque um fio de óleo e grelhe os cubos de abobrinha, em fogo baixo para não queimar. Deixe esfriar. Refogue uma cebola cortadas em pedacinhos, junte um pouco de alho e deixe dourar, retire do fogo. Junte a abobrinha, o queijo feta e os tomates secos. Bata o ovo e o leite e junte aos outros ingrediente, mexendo delicadamente. Coloque a massa na forma, deite o recheio e espalhe preenchendo bem. Dobre a massa da borda sobre o recheio para fazer o acabamento. Leve ao forno, 160 graus, por 30 minutos. 

 Torta de Palmito e presunto

2 latas de palmito cotados em pedaços (Depois de cortados coloque sobre folhas de papel toalha para secar bem).
200g de presunto cortado em cubinhos.
1 cebola picada.
Cebolinha, sal e pimenta do reino a gosto
1 ovo.
200 g de ricota ou queijo fresco.
1 círculo de massa para torta comprado pronto.


Preparo:  misture todos os ingrediente e mexa delicadamente. Coloque a massa na forma, deite o recheio e espalhe preenchendo bem. Dobre a massa da borda sobre o recheio para fazer o acabamento. Leve ao forno quente, 180 graus, por 30 minutos.

Obs. Se a forma não é de aro removível coloque duas tiras de papel manteiga, em X, no fundo e sobrando para fora da forma, isso ajuda a retirar a torta sem quebrar

11 comentários:

  1. Oi, Regina! Que mesa linda. Deu água na boca, amo esse colorido dos alimentos saudáveis e achei ótima a ideia dos temperos frescos... também gosto muito das postagens da Val. Um abraço, Clau.

    ResponderExcluir
  2. Ai que delícia! E não tinha visto essa ideia dos temperos, mas adorei e vou adotar ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Regina,
    Já anotei a receita da torta de abobrinha e vou experimentar a de palmito sem o presunto, quem sabe trocar por um toque de provolone que deixa um gostinho de defumado?
    Bjs e ótima semana!
    Sua mesa estava linda!

    ResponderExcluir
  4. Olá Regina, é disso que gosto na blogosfera: a pessoa vê a ideia, partilha, e a outra melhora ainda mais o conceito! Gostei do fato de vc não ter usado só um tempero em vaso, colocou vários e de quebra ainda os transformou num belo centro de mesa, muito bom! Fiquei curiosa para saber o que dizem as plaquinhas! haha
    Quanto à mesa, gostei da descontração dos talheres no pote. Adoro refeições de tartes acompanhadas de saladas! Por vezes até faço a massa, mas as de compra, areadas, são ótimas também. Talvez este final de semana ternhamos um almoço descontraído tb, chega uma sobrinha, que mora em Londres e não a vemos há 6 meses. é como se fosse minha filha, a 1ª sobrinha, a gente nunca esquece! Já estou até inventando umas novidades, se der certo, publico! Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Val,

      Obrigado pelo carinho e gentil comentário. Quando no seu blog o tempero no pote amei a ideia e repetir foi só uma questão de oportunidade. Para satisfazer sua curiosidade nas plaquinhas tinha o nome de cada tempero e a grande dizia: direto da horta, tempere sua salada a gosto.
      Beijinho.

      Excluir
    2. Adorei o "direto da horta", é simpático e convida realmente a pessoa a se servir. Vim lhe falar o seguinte: a casa no Algarve fica perto de Albufeira, que dista o quê? pouco mais de 30km até Faro? não faltará oportunidade para nos encontrarmos, pois terei de lá ir algumas vezes para resolver a reforma do quarto. Parabéns pelo neto(a) ! que alegria! espero que esteja tudo a correr bem. Bjs

      Excluir
  5. Que mesa bonita! A toalha verde deu muito charme à produção e as tortas estão lindas e apetitosas.
    Deve ter sido um encontro bem gostoso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Re, que mesa liiiiiinda e deliciosa, eu ficaria feliz da vida como convidada para um lanche assim rsrsrsr Beijoca minha linda!

    Rê Furlan - A Vida no Sítio

    ResponderExcluir
  7. Oi Regina!

    Que mesa farta e bonita! Os convidados devem ter gostado! E as tortas salgadas devem ter feito muito sucesso! Parabéns!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  8. Oi Regina, mesa linda e apetitosa. É muito bom ter as estações definidas, por aqui infelizmente é somente verão e verão. Quando temos a definição das estações a vida flui conforme o clima e é muito bom fazer programação para cada temperatura. Tudo muda, guarda roupa, comida, atividades. Eu gostaria muito de ter essas mudanças climáticas. Beijos
    Joana

    ResponderExcluir
  9. Nossa que mesa linda!
    E essas delícias que fez torna tudo mais especial o encontro com os amigos.
    Bjuss!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário