26 de out de 2015

Estampando tecido e papel

Tenho uma velha paixão por carimbos, foi meu primeiro instrumento no mundo do artesanato.  Ainda lembro que os primeiros que ganhei eram de cortiça, um em forma de flor e outro de folha e foram usados na aula de arte para fazer um jardim no pano de prato que seria presente no dia das mães. Alguns tenho há muito tempo outros, como o rolo de silicone, demorei a encontrar, a gaiola e as kokeshes são recém-chegados a coleção. Gosto de usá-los para criar estampas exclusivas no papel kraft que embrulho os presentes, ou para deixar tecidos de motivo simples, como bolinhas e listras, mais alegres e atualizados. Nas fotos o material preparado para projetos futuros: tecido e papel estampados com mesmo padrão e cores.  

Dicas para quem pretende fazer: 
1. Use um pedaço de feltro como almofada, espalhe a tinta para tecido no feltro com um pincel.
2. Antes de carimbar no local definitivo faça um teste para vê onde o carimbo necessita mais pressão.

19 de out de 2015

Fronhas para colorir

Lembram quando mostrei as almofadas que eu e o neto colorimos com canetinhas? E quando falei que tinha gostado muito da experiência? Não? Então revejam aqui. Foi bem divertido e resolvi repetir, agora usando um tecido bonito que há tempos, melhor dizer anos, esperava uma oportunidade para aparecer. O retalho era muito pequeno para uma manta e muito fino para almofadas, fiquei entre os dois e costurei fronhas para travesseiros. A estampa me lembra os quadros de Paul Gauguin, cheio de taitianas e vegetação exuberante e, longe de qualquer pretensão, colori os desenhos inspirada nas alegres cores dos quadros do grande artista. A maior parte do desenho é pintado com caneta para tecido, pois queria um efeito "lápis de cor" como nos livros, só usei tinta e pincel em algumas folhas e flores para deixá-las mais luminosas. A tentação de colorir tudo foi grande, mas achei que assim fica a impressão que ainda estou brincando de colorir.
  Fotos do pequeno retalho ainda sem cor e o início da pintura. 
Dica para quem quiser tentar: use um pedaço de papelão firme com cola reposicionável e coloque o tecido bem esticado por cima, ajuda muito na hora de usar as canetinhas.

12 de out de 2015

Toalhas bordadas


Adoro visitar lojas de artigos para casa, em especial as de cama, mesa e banho e aqui em Faro já tenho as minhas preferidas. Claro que no período dos saldos os passeios são mais frequentes e muitas vezes recompensado com boas surpresas, como as toalhas neutras com ótimo desconto que comprei. Nas brancas resolvi bordar ramos de flores laranja e uma franja de tassel da mesma cor, já as beges foram decoradas com pássaros no fio, aplicados em tecido azul bonitinho. Ficaram bonitas e diferentes e resolvi presentear a filha que gosta de flores e de pássaros. Nas fotos abaixo as cores parecem desbotadas  ou encardidas, mas é só falta de jeito da fotografa :-(



7 de out de 2015

Mesinha de caixa de vinho

Há algum tempo venho guardando caixas de vinho em madeira, embora no momento não seja artigo fácil de encontrar tenho tido sorte e já consegui algumas. A primeira foi pintada e transformada em nicho para o atelier, veja aqui, agora mostro a segunda que se transformou em mesinha de noite para o quarto das filhas. O cantinho entre a cama e a porta do banheiro é pequeno e não cabe uma mesa padrão, a caixa de vinho tem a medida certa para a pequena lâmpada de leitura, os livros  e até um útil "vide-poche". Escolhi as cores inspirada no vaso chinês e agora o quarto ficou ainda mais colorido. 

Lá no cantinho o banquinho reciclado, veja aqui, esperando a hora de ajudar a calçar os sapatos.
No meio do trabalho.

5 de out de 2015

Hoje é dia de sorteio!


Agradeço o carinho e participação de todas e se não teve sorte agora não desista fique por aqui que os sorteios vão continuar!
Esclareço que o método escolhido foi o mais rudimentar que conheço e também o que mais gosto: nome e comentário do participante escritos em um papel, dobrados, colocados todos juntos em um pote e sorteados pelo super homem da casa.
Houve 15 inscrições e 12 concorrentes cumpriram a única regra de participação: ser seguidor do blog, dos participantes 3 divulgaram o sorteio e dobraram a chance.
E a feliz ganhadora é a: Cláudia!

Peço a feliz ganhadora que envie nome completo e endereço para o email: guacheatelier@gmail.com.