6 de jun de 2016

Panquecas de quinoa

Gosto de cozinhar e quando encontro uma receita gostosa, fácil e de quebra mais saudável venho partilhar. Tenho predisposição para diabetes e para manter os níveis de glicose baixos tenho que evitar alimentos com altos índices de hidratos de carbono como, por exemplo,  a farinha de trigo refinada. Hoje em dia este controle é mais fácil, pois existe grande variedade de produtos e muitas receitas já testadas espalhadas pela net. A receita de hoje é uma panqueca com farinha de quinoa e farelo de aveia, e aviso para aqueles que torcem o nariz quando ouvem estes nomes que fica uma delícia e vale à pena provar! Na versão salgada coloquei dois tipos de recheio: de ricota com azeitonas e de carne moída, a preferida do marido, a versão doce foi recheada com morangos em calda.


Ingredientes da massa:
1 xícara de leite, usei desnatado
1/2 xícara de farinha de quinoa
1/2 xícara de farelo de aveia
1 ovo
1 pitada de sal, (opcional)

Bata os ingredientes no liquidificador ou mixer. Cozinhe as panquecas em uma frigideira antiaderente pincelada com azeite, deixe dourar levemente antes de retirar. Rechear a gosto!

Sugestões de recheios:

Carne moída.

Ricota (usei a úmida)
Azeitonas
Alho frito
Coentro

Preparo: Pique as azeitonas e o coentro junte a ricota e o alho, misture bem, ajuste o sal (atenção pois as azeitonas já são salgada).

Recheio de morangos:

Uma porção de morangos,
Adoçante (usei stevia)

Corte os morangos em pequenos pedaços e leve ao fogo, deixe ferver por alguns minutos, junte o adoçante deixe por mais alguns minutos e desligue, leve a geladeira antes de usar,

9 comentários:

  1. Parece super fácil e delicioso, além de saudável! Adorei!
    Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. OLá Regina, adoro panquecas e vou com certeza experimentar esta versão. Ao contrário de vc, DETESTO cozinha, além de não levar o menor jeito. Mas estas próximas semana, terei hóspede em casa, e não me resta outra forma que não seja...cozinhar. Até já fiz um apanhado de menus! crepes estavam na lista, mas farei com a quinoa e a aveia. Eu torço mesmo o nariz quando leio nas receitas produtos difíceis de se encontrar. Mas não é o caso! Beijo Regina, boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Regina!

    Receita anotada, deve ficar uma delícia!! Fiquei com vontade de provar...

    Abraços e uma boa semana, Cris

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Regina!
    Pois prefiro estas! Há muito tempo atrás fiz panquecas integrais de aveia e apaixonei. Aí, não sei onde guardei a receita que nunca mais encontrei.
    Essa, me agradou muito. Estou levando, obrigada.

    Abraços esmagadores e feliz tarde.
    Márcia.

    ResponderExcluir
  5. Nossa!! Que delícia! Eu amo cozinhar e cada vez mais tenho escolhido fazer receitas mais saudáveis tbm e essa parece ter ficado uma delícia mesmo. Vou fazer e volto pra falar o que achei ;)

    apartamento007oficial@blogspotcom.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Regina!

    Vi que a Cris já andou por aqui... Estas panquecas são a cara dela... Com certeza, deverei prová-las na minha próxima ida à Canela... Hehehe

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro panquecas! E se podem ser mais saudáveis, melhor ainda, né?
    As suas devem ter ficados deliciosas porque estão com uma "cara" ótima. Suspirei pela de morango...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Tenho andado com vontade de comer panquecas, tenho de me aventurar a fazer.
    Beijos.
    Ana Silva.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário