28 de mar de 2016

Pote com mandala

Pote de vidro com tampa de madeira onde pintei uma mandala rosa (li por aí que é uma das cores da estação) e decorei com folha de cobre, outra tendência que gosto bastante. Há muito tempo não fazia um trabalho folheado e esta pequena tampa tinha o tamanho perfeito para colocar pequenos detalhes brilhantes. Para finalizar um puxador em porcelana com uma delicada pintura. 


21 de mar de 2016

Faixa e flor de tecido para decorar embalagens

Nas minhas pesquisas em busca de inspiração encontrei um colar feito com um cadarço e uma flor em cada ponta, tudo em couro, muito simples e bonito. Como estava na época natalina pensei que ficaria muito charmoso usado para finalizar uma embalagem de presente, mas como a lista de natal era muito grande este foi um item que não foi realizado. Outro dia, quando estava embrulhando o presentinho da amiga Marli, me lembrei do colar e resolvi adaptar e tentar fazer em tecido e usar para enfeitar o pacote. Amei o resultado e, como é simples de confeccionar, uma ótima opção para reduzir retalhos, deixam os pacotes lindos e charmosos já adotei como item para personalizar meus presentes.
É bem fácil confeccionar: No tecido corte círculos com dez centímetros de diâmetro. Para que as flores fiquem firmes e não desfiem convém unir dois círculos usando entretela dupla face. Corte pétalas no círculo para formar a flor. Faça um pequeno corte no centro, passe o viés e dê um pequeno nó na ponta. Com agulha e linha faça pequenas pregas nas pétalas e vá dando forma a flor. Cortei as pétalas a mão livre, mas se preferi faça um molde. O modelo com tecido xadrez só tem quatro pétalas e a flor fica mais aberta, no modelo vermelho com oito pétalas mais fechada. 

O presente no pacote de bolinha é esta sacolinha e usei o mesmo tecido para as flores da faixa. 

14 de mar de 2016

Pulseiras marmorizadas

Duas pulseiras de madeiras à espera de inspiração e tempo para serem pintadas, uma vontade de experimentar a técnica de marmorizar usando esmalte de unha e, por fim, uma sacolinha cheia de vidrinhos de esmalte que a filha já não usava,  Juntei tudo e as duas pulseiras já estão prontinhas para serem usadas. Gostei muito do aspecto natural do marmorizado e da textura que pequenas bolhas que se formam na hora de mergulhar a peça que  deixam em alguns pontos da pintura.
O processo é simples: pinte a peça de madeira na cor desejada usando tinta acrílica ou para artesanato. Em uma travessa coloque água quente suficiente para cobrir a peça, despeje o esmalte nas cores desejadas, em seguida (não demore muito) mergulhe e retire rapidamente a pulseira. Repita o processo para cada peça, trocando a água quando esfriar. Deixe secar por 24 horas. A técnica pode ser usada em outros materiais, como plástico ou metal, ótima opção para repaginar suas bijuterias.

O material usado.

6 de mar de 2016

Sacolinhas de retalhos

Sempre tenho algo para carregar quando saio, seja uma garrafinha de água, a máquina fotográfica, um agrado para amigos que visito ou um casaquinho (vai que esfria né?).  Por isso gosto muito de sacolinhas, podem ser de palha, reciclada das compras ou de tecido, o importante e levar o que quero. Minha filha também partilha este gosto - filha de peixe peixinho é - e para ela, que tem um bebê de poucos meses ter sacolinhas por perto é sempre útil, já preparei várias para levar na próxima visita. Também costurei dois saquinhos dupla face para guardar pão, usando retalhos e o tecido de bolinhas que estampei com flores vermelhas usando um carimbo em rolo (veja aqui.).

Personalizando a fita de algodão para o acabamento da sacolinha.