25 de abr de 2016

Toalha em (falso) ponto cruz

Na postagem da semana passada, (reveja aqui) mostrei as almofadas feitas em ponto cruz verdadeiro e o falso. Hoje mostro a toalha de mesa. Os enormes e vistosos "pontos" cobrem o centro da toalha com um ramo de flores e folhas como um bordado. Tudo bem que não é verdadeiro, mas é simples e rápido de realizar e para quem como eu, que não tem nenhuma habilidade ou paciência para a verdadeira arte do bordado, o resultado é bonito e satisfaz. Gostei bastante e já tenho planos para futuros trabalhos. Na lista estão cortinas, colchas de cama e fronhas esperando para serem estampadas. Também preparei um PAP com fotos do processo e a lista do material usado.

Os guardanapos foram bordados a máquina com o mesmo motivo da toalha. 

Material:
Tecido de algodão, liso no tamanho desejado (reciclei uma toalha já usada)
Tintas para tecido, usei acrilex.
Carimbo em forma de x (veja como fazer na 1ª parte)
Um pedaço de feltro.
Um gabarito (veja como fazer na 2ª parte)

1ª parte - como confeccionar os carimbos:

- letra X em madeira (usadas em scrapbook, encontrei no Jumbo na seção de papelaria).
- Cole as letras em rolhas de cortiça usando cola universal (faça pelo menos dois carimbos por cor)

2ª parte - Gabarito

Usando tiras de cartão firme e linha grossa faça um gabarito com dez quadrados de cada lado (cada quadradinho deve ter o tamanho da letra x usada no carimbo).

3ª parte - Risco

Faça o risco do desenho escolhido em papel xadrez e marque o centro do desenho.  

4ª parte - Pintura
- Com uma espátula espalhe um pouco de tinta no feltro.
- Com ajuda de um ferro de passar ou giz para tecido marque o centro do tecido,
- Abra bem o tecido em uma superfície plana e forrada com papel.
- Posicione o gabarito no centro do tecido usando as marcações como guia.
- Pressione o carimbo na tinta, deve ficar coberto de tinta, mas não encharcado e comece a carimbar seguindo o desenho, passe o carimbo na tinta a cada aplicação.
- Quando completar todos os espaços do gabarito, retire com cuidado, limpe as linhas delicadamente e reposicione no quadrado seguinte.
- Repita o processo ate completar o desenho.
- Deixe secar completamente depois passe o ferro pelo avesso.  


18 de abr de 2016

Almofadas primaveris

Escolhi o ponto cruz para bordar as pequenas almofadas rosas na intenção de decorar a casa com muitas flores e pássaros para comemorar a chegada da primavera. Como sou muito lenta e nem um pouco eficiente na arte do bordado só agora conseguir terminar. O plano inicial era fazer almofadas e também uma toalha de mesa, tudo em ponto cruz, mas consciente da minha incapacidade de bordar uma toalha de mesa em tão pouco tempo resolvi pintar os "pontos" usando um carimbo em forma de cruz. Antes de começar a grande empreitada da toalha fiz um teste em um tecido de menor tamanho, onde pintei dois motivos de flores que depois transformei em almofadas. A toalha de mesa ainda estou pintando, ou carimbando,  e mostro na próxima semana junto com um pequeno PAP da técnica usada. 

 

11 de abr de 2016

Tilda

Gosto de bonecas de pano, mas não sou muito habilidosa neste quesito e só me aventurei no tema uma vez quando as filhas ainda eram pequenas, quando fiz uma Emília, a bonequinha das historias do Monteiro Lobato. Há pouco tempo descobri que a filha mais velha, que também é amante de bonecas de pano, não tinha nenhuma Tilda.  Foi a deixa para entrar de vez no mundo encantado da bonequinha com asas e fazer minha primeira tentativa. Esta ganhou laço rosa nos cabelos encaracolados, uma sacolinha de tecido para guardar os ursinhos de pelúcia e já foi morar na estante da casa da filha, junto com as novas amiguinhas. 


4 de abr de 2016

Porta Bijuteria

Um presente personalizado feito com carinho para a Ana, filha de amigos queridos, que  conheci ainda  tão pequenina que cabia dentro de uma caixa de papelão, seu local preferido para brincar. O tempo passou, ela cresceu e agora é uma alegre e linda adolescente. Foi lembrando desse tempo bom em que seu riso e alegria enchia uma casa e a vida de um casal longe das filhas que preparei esta pequena caixa onde pode guardar seus atuais tesouros.

Foto da menininha brincando na caixa.