30 de jan de 2017

Chuchu gratinado

Adoro gratinado com vegetais. São deliciosos, nutritivos, podem vir como prato principal ou acompanhamento e casam muito bem com frango, peixe ou qualquer carne. Ando fazendo testes e adaptando antigas receitas as minhas atuais necessidades, Este gratinado de chuchu ficou surpreentendemente saboroso e resolvi partilhar com vocês. Da receita original o ingrediente que mudei foi a farinha, usei a de grão de bico, acrescentei tomilho e queijo de cabra, que adoro, mas use o da sua preferência. 

Ingredientes:
1 chuchu
2 col. sopa de farinha de grão de bico (ou outra a seu gosto)
1/2 xic. queijo de cabra ralado (ou minas curado)
2 ovos
1 pitada de sal
1/2 colh. sobr. de tomilho (usei fresco)
1 dente de alho
1/2 cebola picada
1 col. azeite
1/2 colher de fermento para bolo

Preparo:
Descasque e corte o chuchu em cubos pequenos. Refogue a cebola, quando estiver transparente junte o alho e refogue um pouco mais. Acrescente o chuchu, o sal, um pouquinho de água e cozinhe em fogo baixo. Deixe secar a água de cozimento completamente, desligue o fogo e espere esfriar. Misture a farinha, o fermento, o tomilho picado e o queijo em uma vasilha. Separe as claras e bata em neve, junte as gemas e bata mais um pouco. Misture a farinha aos ovos, delicadamente e aos poucos. Acrescente o chuchu mexendo delicadamente, coloque em forma untada (usei formas individuais) e leve ao forno quente por 12 a 15 minutos ou até que esteja dourado. Sirva em seguida. Bon appétit.

5 comentários:

  1. Que gracinha que achei à receita é que hoje ofereceram-me chuchus, acho que vou fazer.
    Beijinho e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  2. Olá Regina, se há coisa que gosto são pratos gratinados. O chuchu , geralmente só uso na sopa. Como suas receitas, são sempre à minha medida, vou experimentar esta neste final de semana, e lhe dou notícias. Vou até colocar nessas forminhas individuais, que também tenho. Beijinho!

    ResponderExcluir
  3. Já anotei a receita! Ficou lindo, imagino que muito gostoso também!
    Estou voltando Regina. Saudades...
    Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  4. Oi Regina, ótima ideia! Deve ficar muito saboroso. Bj

    ResponderExcluir
  5. Me parece muito bom. Vou fazer porque além de eu gostar muito de chuchu ele ainda tem a função de controlar a pressão. Busco sempre receitas saudáveis e gostei da sugestão de substituir a farinha de trigo por farinha de grão de bico. Obrigado por partilhar teu lindo prato. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário