28.5.18

Almofada em ponto russo

Há muito tempo comprei uma agulha de ponto russo (aquele que fica parecendo um atoalhado) e depois de algumas tentativas de uso sem muito sucesso desistir e a agulha ficou completamente esquecida. Foi assistindo a um programa de artesanato na TV onde a apresentadora ensinava a bordar em ponto russo que me lembrei da danada da agulha e resolvi tentar mais uma vez, jurando que seria a última. No início errei um bocado não conseguia fazer uma fileira com pontos iguais, ora ficavam espaçados ora ficavam soltos. Foi depois de mudar de linha algumas vezes e aumentar a tensão do tecido no bastidor, quanto mais esticado melhor, que enfim consegui fazer pontos certinhos e o bordado começou a ficar cheio e fofinho. Antes de começar a bordar as almofadas ainda treinei mais um pouco, mas depois que se pega o jeito o bordado flui rápido e não demorou muito para as simpáticas e prestativas lhamas ficarem prontas.

Dica de acabamento: como o ponto russo se desmancha com facilidade, principalmente em peças sujeitas a lavagem frequente, é importante passar no avesso do bordado (somente sobre o bordado) uma camada de termolina leitosa ou outro impermeabilizante resistente à água. 
A diferença entre o primeiro e o segundo bordado: a lhama branca com pontos espaçados e algumas falhas, na lhama laranja pontos juntos e resultado mais fofinho.

Aparando pontos soltos e passando termolina.

7 comentários:

  1. Êta mulher talentosa!!!
    tentei fazer esse ponto algumas vezes mas não tive sucesso...adorei a dica da termolina!
    Se você não chamasse a atenção para a diferença entre as lhamas ninguém notaria. Estão maravilhosas
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cristiane, você é uma querida! Minha primeira experiência também foi um fracasso e demorei um pouco até pegar o jeito depois fica fácil, mas foi necessário muita paciência! Beijo

      Excluir
  2. Olá Regina, eis a prova de que insistir e persistir, compensa. Se vc não falasse a diferença entre as duas lhamas, ninguém notaria! Estão lindas as almofadas, não é só o bordado em si mas tb todos os detalhes que vc acopla (tassels, pompons, "carga" aplicada no dorso) e que enriquecem muitíssimo o trabalho. Além da alegria das cores que deu às almofadas um cunho 100% Sulamericano! Adorei. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as almofadas e o conjunto na cama ficou maravilhoso!
    Nunca fiz nada neste ponto!!!bj

    ResponderExcluir
  4. No geral ficaram lindas e coloridas. O banquinho do post anterior ficou um verdadeiro encanto. Beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Regina!

    Que lhamas mais lindas! Adorei as almofadas...

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu relato eu tbem sofri um bocado agora peguei jeito com esse ponto mad ainda tenho que melhorar bastante mas é muito bom quando aprendemos coisas novas.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário