28 de mai de 2018

Almofada em ponto russo

Há muito tempo comprei uma agulha de ponto russo (aquele que fica parecendo um atoalhado) e depois de algumas tentativas de uso sem muito sucesso desistir e a agulha ficou completamente esquecida. Foi assistindo a um programa de artesanato na TV onde a apresentadora ensinava a bordar em ponto russo que me lembrei da danada da agulha e resolvi tentar mais uma vez, jurando que seria a última. No início errei um bocado não conseguia fazer uma fileira com pontos iguais, ora ficavam espaçados ora ficavam soltos. Foi depois de mudar de linha algumas vezes e aumentar a tensão do tecido no bastidor, quanto mais esticado melhor, que enfim consegui fazer pontos certinhos e o bordado começou a ficar cheio e fofinho. Antes de começar a bordar as almofadas ainda treinei mais um pouco, mas depois que se pega o jeito o bordado flui rápido e não demorou muito para as simpáticas e prestativas lhamas ficarem prontas.

Dica de acabamento: como o ponto russo se desmancha com facilidade, principalmente em peças sujeitas a lavagem frequente, é importante passar no avesso do bordado (somente sobre o bordado) uma camada de termolina leitosa ou outro impermeabilizante resistente à água. 
A diferença entre o primeiro e o segundo bordado: a lhama branca com pontos espaçados e algumas falhas, na lhama laranja pontos juntos e resultado mais fofinho.

Aparando pontos soltos e passando termolina.

6 comentários:

  1. Êta mulher talentosa!!!
    tentei fazer esse ponto algumas vezes mas não tive sucesso...adorei a dica da termolina!
    Se você não chamasse a atenção para a diferença entre as lhamas ninguém notaria. Estão maravilhosas
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cristiane, você é uma querida! Minha primeira experiência também foi um fracasso e demorei um pouco até pegar o jeito depois fica fácil, mas foi necessário muita paciência! Beijo

      Excluir
  2. Olá Regina, eis a prova de que insistir e persistir, compensa. Se vc não falasse a diferença entre as duas lhamas, ninguém notaria! Estão lindas as almofadas, não é só o bordado em si mas tb todos os detalhes que vc acopla (tassels, pompons, "carga" aplicada no dorso) e que enriquecem muitíssimo o trabalho. Além da alegria das cores que deu às almofadas um cunho 100% Sulamericano! Adorei. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as almofadas e o conjunto na cama ficou maravilhoso!
    Nunca fiz nada neste ponto!!!bj

    ResponderExcluir
  4. No geral ficaram lindas e coloridas. O banquinho do post anterior ficou um verdadeiro encanto. Beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Regina!

    Que lhamas mais lindas! Adorei as almofadas...

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário