6.3.13

Pintura Decorativa

 3 - Fundos

Na série "Pintura Decorativa" já falei do preparo da madeira, se perdeu veja aqui, e de corantes naturais,  aqui. Hoje vou falar de um assunto bem extenso, a preparação dos vários tipos de fundos.

Fundo com madeira aparente
Só com alguns desenhos. Aconselhável em móvel com madeira bem conservada ou nova, com belas fibras e desenhos naturais. Caso queira pode alterar ou ajustar a cor da madeira usando corantes, veja como aqui. Em seguida faça o risco do desenho e pinte direto na madeira. Finalize com verniz ou cera.

Fundo Pintado
Depois de preparar a madeira, passe uma camada de gesso, seguindo a direção das fibras. Deixe secar e lixe levemente. Dissolva a tinta escolhida com 30 a 40% de água. Deve ficar com a consistência de creme mole. Com um pincel largo e chato passe a tinta seguindo as fibras da madeira. Deixe secar e lixe levemente. Passe a segunda mão no mesmo sentido. Para evitar acumulo de tinta nas quinas, procure passar o pincel de dentro para fora. Deixe secar bem antes de aplicar o risco do desenho. 


Fundos pintados com efeito "trompe l'oeil'' ou com texturas 

Existem várias técnicas que aplicadas aos fundos dão textura ou profundidade, destacando o motivo pintado, bem diferente dos pintados em fundo plano. Umas dessas técnica, o "Trompe-l'oeil", cria uma ilusão óptica que mostra objetos, texturas ou formas que não existem realmente. O nome vem do francês  que significa engana o olho.

Falsa madeira

Esta técnica usa carimbos de borracha encontrados em lojas de artesanato. É simples mas requer alguns cuidados: 
Se a área a ser pintada for grande deve ser feito um planejamento anterior. Divida em áreas menores, como se fossem as "tábuas". Use fita crepe para delimitar os espaços, lembre-se que a fita deve ficar "de fora" da margem do espaço marcado. Escolha o tamanho do carimbo de acordo com o tamanho da área que será trabalhada. 
Execução: Pinte com a cor de fundo desejada. Deixe secar muito bem. Escureça um pouco a tinta usada e dilua bastante, como um suco grosso. Passe uma camada na área delimitada e antes que seque faça a impressão com o carimbo. Posicione o carimbo junto a margem e vá deslizando e virando ao mesmo tempo com menor ou maior pressão, levando em consideração o tamanho da madeira. Com um pincel chato dê pequenas batidinhas em alguns pontos para formar as "fibras" da madeira. Faça uma área por vez, deixando secar bem antes de retirar a fita crepe. Para os iniciantes convém treinar um pouco em sobras de madeira.
Detalhe de fundo em falsa madeira

Pátina suave

Técnica fácil para quem deseja um efeito envelhecido. É usada para criar uma cor secundária,  mais difusa. É feita com pátina a base d'água e usada em fundos que vão receber um motivo pintado.

Execução: Pinte a cor de base e deixe secar bem. Acrescente uma pitada de tinta "terra queimada" ou "brun van dick" na cor de base. Junte um pouco de água e dissolva bem, deve ficar ralo como um suco. Faça um teste em um pedaço de madeira ou em local escondido do móvel e, se necessário ajuste a cor.
Com um pincel chato e largo passe uma camada de "suco" sobre a base, espere alguns segundos e antes de secar retire o excesso com um tecido de algodão macio que não solte pelos. Esfregue o tecido levemente seguindo o mesmo sentido que passou o pincel. O efeito mais ou menos escuro depende do tempo de secagem do "suco" e do número de vezes que limpar com o tecido. Comece aplicando em pequenas áreas. 
Mais tarde falarei de Pátina a óleo, usada no acabamento.


Moldura com fundo de pátina leve


Na próxima quarta-feira continuo com preparação de fundos: esponja e falso linho

11 comentários:

  1. Regina muito bom!!
    Eu cresci em um ambiente avesso ao faça você mesmo, hoje sinto falta desse tempo perdido pois estou apaixonada e cada ideia que vejo tenho vontade de sair correndo para fazer mas o tempo e o dimdim não são tão a favor... rssss
    Parabéns pelo post
    bjs

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    1. Olá Dalila,

      É verdade, nem sempre as situações ideais estão juntas. O jeito é aproveitar o que temos, na hora que dá.
      Beijo

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  2. Acho incrível quem consegue fazer esse efeito de madeira falsa, acho tããão difícil!

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    1. Olá Camila,

      No começo pode ser um pouco difícil, o nervosismo de iniciante atrapalha, mas é só treinar um pouco que se consegue.
      beijo

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  3. Oi Regina,

    Estou adorando seu curso de pintura em madeira, já estou até me aventurando com algumas peças.
    Bjs

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    1. Que bom que gosta, me deixa feliz. Conhecimento é bom quando dividido e já que não tenho tempo para dá aulas estou tentando passar o que sei aqui no blog.
      beijo

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  4. Oi Regina,
    Seus posts estão virando uma apostila virtual!rs
    Estou aprendendo ...
    Eu tentei mexer com esse carimbo de borracha, que desenha os veios, e não achei fácil rs
    Gosto muito do 'Trompe L'oeil'.
    Parabéns pelos posts, aulas mesmo!
    bjsss

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    1. Olá Maria,
      Estão grandes mesmo, e tenho tentado resumir o máximo possível.acho que aprendi com uma amiga virtual, rs.
      No início pode parecer complicado, mas com treino você consegue é só uma questão de controlar o carimbo. A maioria das pessoas querem começar direto na peça, e quando não conseguem desanimam. Recomendo treinar em uma prancha de madeira ou em folhas de cartolina. Assim pode ir comparando e corrigindo o que acha necessário.
      beijo

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  5. Oi Rê!! Ótima a terceira aula. Só não entendi o porquê do gesso. Concordo com a Maria estou adorando e aprendendo bastante. Posts para se deixar guardado e consultar sempre que preciso.

    Bjs

    Kaku

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  6. Olá Kaku,

    O gesso é o mesmo que se usa em pintura de telas. Serve para preparar a madeira para a pintura, tampa os poros, as fibras e pequenas falhas. A tinta adere melhor e a superfície fica mais lisa. Como estou mostrando o método de pintura de fundos que receberão um motivo pintado este detalhe é bem importante.
    beijo

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