12 - Falsa ferrugem
A Falsa ferrugem causa um efeito visual atraente. É uma ótima opção para peças vintage. Pode ser aplicada na peça toda ou em pequenos pontos. É trabalhada com tinta óleo sobre uma base de acrílica. De fácil aplicação, não requer treino, só paciência, pois a tinta a óleo demora a secar.
Breve recapitulação dos assuntos anteriores:
Tópico 1: Preparando a madeira Tópico 2: Corantes Naturais
Tópico 3: Fundos Tópico 4: Esponja e vela
Tópico 5: Pente e falso linho Tópico 6: Plástico e tecido
Tópico 7: Falso Granito Tópico 8: Falso mármore
Tópico 9: Pintura com lápis de cor Tópico 10: Simbologia das flores
Tópico 11: Como pintar uma gota
Se a peça for em metal, lave com água e sabão. Seque bem e passe um pano com álcool para retirar qualquer tipo de gordura. Caso a peça tenha ferrugem lixe bem o local antes de lavar.
Pinte a peça com tinta acrílica bege escuro ( branco + marrom). Agora vamos trabalhar com tinta a óleo, o efeito transparente do óleo produz um resultado mais real. Misture 1/3 de óleo de linho, 2/3 de terebentina e algumas gotas de sicativo. Junte pequenas porções das cores: sombra queimada, terra de siena queimada e uma pontinha de brun von dyck. Dissolva tudo formando um creme mole, ficar mais fácil espalhar. Com um pincel chato passe a pátina na peça espalhando bem. Espere secar um pouco. Com a cor sombra queimada suje uma esponja ou pincel duro e vá dando batidinhas em alguns lugares, formando a "ferrugem" acumulada. Deixe secar bem, a tinta a óleo leva alguns dias para secar completamente. Caso seja uma peça de manuseio continuo recomendo um verniz marítimo semi-brilho. Para as peças simplesmente decorativas não será necessário o verniz.
Oi Regina,
ResponderExcluirficou perfeito!!! Uma peça realmente muito linda!
bjs
Linda Regina!! Ótima aula como sempre.
ResponderExcluirPosso sugerir a uma aula?? Morro de vontade de aprender a laqueação de móveis. Amo!!
Beijinhos,
Kaku
Olá kaku,
ExcluirAdorei ter uma sugestão de tema, e sinto muitíssimo não poder ajudar! Eu não sei fazer laca. Acho muito bonito mas não conheço a técnica nem um pouquinho, só sei que tem tintas específicas. Sinto muito mesmo amiga, espero outra sugestão!
beijos
Buááááá!! kkkkkkkkk E eu doida aqui pra aprender!! Mas não tem problema amiga, vou pensar em outra aula!! \o/
ExcluirBeijinhos!!
Oieeee linda ficou ótima a peça e obrigadinha por compartilhar essas dicas com a gente...lindo e iluminado dia pra você...beijinho
ResponderExcluirFrancine
Lindo e que dica maravilhosa me deste, vou fazer aqui numas peças que tenho.
ResponderExcluirBos e tenha uma ótima semana.
Lindo como tudo o que você faz Regina!
ResponderExcluirBjs
Adoro esse aspecto envelhecido!!!!
ResponderExcluirBjs
Oi Regina,
ResponderExcluirFaltei a aula ontem, porque passei muito mal!
Mas trouxe o atestado :)
Muito legal.
Pergunta, a peça não fica com cheiro por conta da tinta óleo e do verniz?
Sei que isso não acontece sempre, mas quando uso verniz sempre fica um cheirinho,
e esse verniz-marítimo que já usei, era bem forte.
Adorei a peça!
bjs, ótimo dia!
Os porta copos também foram para a minha lista rs
Olá Maria,
ExcluirFalta retirada, o importante é que esteja bem, rs.
Normalmente verniz usa solventes voláteis e levam um tempinho para perder o cheiro. O melhor uso para o verniz marítimo é em peças decorativas de uso externo ou em bandejas, que não tem contato direto com a comida, e costumo guardar fora do armário por um bom tempo.
Para peças de interior uso outros tipos. O que mais uso é o acrílico, a base de água. Outro que gosto é o Cristal da Acrilex, tem um cheirinho na hora de passar mas acaba logo e ainda por cima e completamente transparente. Mesmo assim só uso se for uma peça muito manuseada e que necessita maior proteção, caso contrário só uso cera. A fruteira acima não tem verniz, mas como foi feita com tinta a óleo só uso para decoração (as maçãs são artificiais).
Beijo