Já contei que tenho memória gastronômica, e que também sou gulosa, rs. Gosto de viajar, de conhecer novos lugares, de conhecer novas comidas. No caso dos pastéis de nata não é uma novidade no meu paladar, nem me lembro quando foi a primeira vez que provei, só sei que dentre os tantos doces portugueses é o meu preferido. Embora goste de cozinhar achava a receita complicada, é feito com massa folhada coisa que nunca me aventurei a fazer. Voltei das férias com a receita na mala e a instrução, de quem entende do assunto, que poderia usar a massa congelada mesmo, desde que aberta bem fininha.
Fim de semana em casa, uma vontade de comer doce e um pacote de massa folhada estrategicamente guardada no freezer. O resultado foram 24 pastéis de nata deliciosos! Claro que nem chega aos pés dos famosos Pastéis de Belém, mas para quem mora a mais de 7 mil quilômentros de distância tá bom demais!!!
Ingredientes:
1/2 litro de leite
175 g de açúcar
6 gemas
2 colheres de maisena
1 colher de café de extrato de baunilha
Preparo:
Passe as gemas na peneira, junte a maizena e misture até dissolver. Junte os outros ingrediente misturando bem. Leve ao fogo médio mexendo sem parar, depois da fervura cozinhar por mais uns 3 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.
Com a ajuda de um rolo abra a massa bem fininha. Corte em circulos e forre forminhas de empada. (Usei a massa que sobrou dos cortes circulares, fui juntando os pedacinhos até cobri o fundo da forminha).
Coloque o creme prepadado e frio, não encha muito mais ou menos 3/4 da forminha. Leve ao forno quente, 200ºC até a borda da massa ficar douradinha, depois lique o grill e doure ao seu gosto (gosto mais clarinho). Se gostar sirva polvilhado com canela e açúcar de confeiteiro. Bon apettit!