27 de jun de 2013

Porta retrato - Antes e depois

Quem não gosta de dá uma passadinha em um bazar? "Não quero comprar nada é só uma passadinha rápida", foi a frase que disse a amiga quando a convidei para entrar. Saí de lá com algumas peças e a amiga com outras tantas, rs. Estes dois porta-retratos antigos foram os primeiros que recuperei. Usei tinta spray para metal.



Antes

25 de jun de 2013

Bacalhau da Marli

O Porto é uma cidade linda e onde se come muito bem, principalmente quando se tem amigos nativos. Comi muito bem pelos restaurantes da cidade, mas o que ficou na minha lembrança foi o saboroso bacalhau feito pela amiga Marli. Aqui minha versão.

Receita:

- 4 postas grandes de bacalhau dessalgado e sem pele
- 800g de batata
- 1 xícara de azeitonas
- 1 cebola grande
- 3 dentes de alho
- Coentro e azeite a vontade

Corte as postas do bacalhau em pedaços pequenos. Descasque as batatas e corte em cubos pequenos. Reserve. Corte a cebola em cubinhos. Amasse o alho. Em uma panela grossa refogue a cebola e o alho em azeite, sem deixar escurecer. Apague o fogo e coloque as batatas e os pedaços de bacalhau em camadas. Junte um pouquinho de água (só um pouquinho pois o bacalhau vai "soltar" muita água). Leve de volta ao fogo. Tampe a panela deixando uma fresta para não derramar. Cozinhe em fogo baixo até a batata ficar macia. Caso ainda tenha muito líquido destampe e deixe secar um pouco. Retire do fogo junte as azeitonas, o coentro e regue com azeite. Bon appétit!

24 de jun de 2013

Porta algodão

Estes dois potinhos estavam no depósito esperando uma reciclagem. A tampa em metal estava arranhada e começando a enferrujar, bem feiinha. Pintei com tinta spray dourada. Recuperei o lascadinho na borda com massa e tinta branca. Para a decoração usei bolinhas douradas adesivas, não poderia ser mais fácil! A inspiração das bolinhas veio do copy e paste, confira aqui. Passei uma camada de verniz spray para impermeabilizar.







Antes, com a tampa feiinha e o quebradinho. 

20 de jun de 2013

Transformação de um bracelete

Um bracelete de metal simples, uma flor de plástico velha e feia, um velho brinco sem par,  um pouco de tinta spray dourada. Junta tudo e a transformação se completa. Adoro a combinação ouro e prata!


19 de jun de 2013

Amarílis sempre florido

Amarílis é uma linda flor e as vermelhas são as minhas preferidas. Pena que só floresçam de setembro a novembro, tempo muito curto para apreciá-las. Fiz uma pintura e agora tenho flores resplandecentes o ano todo. Guache no papel de arroz.


17 de jun de 2013

Sache de lavanda - Nuvens

Previsão do tempo para meus armários: Nublado e com forte possibilidade de chuvas perfumadas nos próximos meses. A estação das chuvas acabou, pelo menos aqui no planalto central, e para não ficar com saudade fiz uma chuva particular. Sachês de lavanda em formato de nuvem para pendurar nos cabides.

13 de jun de 2013

"Cloche" de garrafão

Vocês nem imaginam como gosto de vidro. Já visitei fábricas de vidros artesanais e achei lindo assistir o artesão soprando uma peça. Muito quente, mas lindo! Já desviei quilômetros só pra passar em cidades que tem esse tipo de atração. Também já comprei um vaso enorme e fiz o marido carregar cidade afora, era um passeio turístico e ele lá carregando o vaso, rs. Juntando a paixão, um garrafão com o gargalo quebrado e uma ideia vista há muito tempo na internet, fiz uma "cloche" bem simpática.  



Aqui a imagem inspiradora, com vidro transparente. Facebook do Decoração e Jardim, aqui, tentei encontrar o link da foto mas não encontrei. 

12 de jun de 2013

Pintura Decorativa

Objetos como modelo para a pintura decorativa.

Recapitulação dos assuntos anteriores:
 1 - Preparo da madeira                                                 2 - Corantes naturais
 3 - Fundos                                                                       4 - Esponja e vela
 5 - pente e linho                                                              6 - Plástico e tecido
 7 - Falso granito                                                              8 - Falso mármore
 9 - Lápis de cor                                                             10 - Simbologia das flores
11 -Como pintar uma gota                                            12 - Falsa ferrugem
13 - Combinação de cores                                            14 - Decalcando os motivos da pintura
15 - Acanto na pintura decorativa

A escolha do motivo a ser pintado pode ter várias origens: pesquisa em  livros de pintura decorativa, na internet ou nos objetos que se  tem por perto. Quando estava preparando este móvel uma amiga chinesa sugeriu como motivo central um par de vasos. Segundo ela representam a harmonia e a prosperidade. Adorei a mensagem e aceitei a sugestão. Escolhi como modelo um vaso que gosto muito da estampa. Fiz uma foto, ampliei para o tamanho desejado e imprimi em papel comum mesmo. Usando a foto ampliada fiz o risco no papel vegetal. Para a pintura dos detalhes segui o modelo original. Usei uma base para craquelê na pintura branca e só depois completei com os detalhes em azul.


             
                    
Vaso original
Pintura 

10 de jun de 2013

Coração vazado e sachê

Hoje vou reciclar um post, o dos corações de papel que já mostrei aqui. Agora pintados de vermelho e com um sachê no interior cheio de florzinhas de lavanda. Ótimo para quem anda procurando um presente de última hora para o dia dos namorados. Amoroso e perfumado.

6 de jun de 2013

Dia dos Namorados

Confesso que não comemoro o dia dos namorados. Antes que me achem sem coração eu explico: o aniversário do marido é pertinho, assim deixo os muitos mimos para aquele dia. Este ano, vendo tanta inspiração nos blogs amigos, vou fazer diferente e comemorar as duas datas. Mostro as almofadas bem amorosas feitas para enfeitar a casa. 




5 de jun de 2013

Pintura decorativa

15 - Acanto na pintura decorativa

Na pintura decorativa é comum ter preferências, seja de estilo, de técnica, de motivos ou várias juntas. No quesito motivo a  minha paixão é o acanto. "..É uma planta com muitos ramos, folhas enormes e flores. As folhas podem ser picotadas nas bordas, curvas ou enroladas. Nas artes: Adorno cujo aspecto se assemelha à folha de algumas espécies de acanto, geralmente utilizado em decorações dos mais variados estilos. ", definição da internet. É um motivo visto com muita frequência na arquitetura, escultura e pintura decorativa. Ficam lindos em frisos, como complemento ou como motivo central. Assume a forma, as cores e o estilo que desejar. É um grande curinga para completar ou unir uma composição. Nesta caixa usei o acanto para compor e completar o motivo central: a rosa dos ventos.

Recapitulação dos assuntos anteriores:
 1 - Preparo da madeira                                                 2 - Corantes naturais
 3 - Fundos                                                                       4 - Esponja e vela
 5 - pente e linho                                                              6 - Plástico e tecido
 7 - Falso granito                                                              8 - Falso mármore
 9 - Lápis de cor                                                             10 - Simbologia das flores
11 -Como pintar uma gota                                            12 - Falsa ferrugem
13 - Combinação de cores                                            14 - Decalcando os motivos da pintura


           
O desenho e as cores foram inspirados no livro "Art & Techniques de la Grotesque" de Carolina d'Ayala Valva, onde os acantos estão presente em todas as páginas.

3 de jun de 2013

Batedeira antes e depois

Andei sumida do blog por uns dias e nem deixei um recadinho. Que coisa feia! Tirei uns dias de férias para descansar. Estava precisando, acreditem. Mas não esqueci de vocês e coloquei vários projetos em ação que aos poucos vou mostrar aqui.

Começo falando de cozinha. Quem não gosta de cozinha nova, arrumadinha e prática? Sou a primeira a levantar o dedo, mas prefiro na ordem: prática, arrumadinha e nova. Gosto de eletrodomésticos sempre prontos para o uso, bem ali ao alcance da mão. Nem pensar em "cozinha de revista", onde tudo fica escondido e para fazer um suco tem que abrir armário e até subir em escada para pegar o espremedor. Deixo meus equipamentos em cima do balcão, prontos para trabalhar: bater, amassar, moer, misturar, espremer. O probleminha é que a batedeira, velhinha mas muito eficiente, não combinava nada com minha cozinha novinha. Desde que cheguei na nova casa ela vem pedindo uma nova pintura, mas cadê tempo? Só mesmo nas férias. Passei dois dias trabalhando na nova maquiagem que ficou bem legal. Transformou uma figurante em atriz principal, que agora é a peça mais bonita do balcão.


Cobri os detalhes em plástico e lixei a parte metálica. Onde a pintura estava descascando passei uma lixa mais grossa e depois uma bem fina. Pintei com tinta spray para metal e depois passei um verniz semi brilho.