28 de nov de 2013

Pingente Reciclado 3

Ainda reciclando latas. Aqui usei os aros de latas de leite em pó. Cobri com cordão rabo de rato vermelho, usei a mesma técnica do descanso de panela, veja aqui. Decorei com sianinha dourada e um grande laço. Virou o poleiro para os pássaros vermelhos, também reciclados da decoração do ano passado.

Material usado e o círculo coberto. 

25 de nov de 2013

Pisca-pisca de fuxico

Já falei e mostrei aqui no blog que gosto de fuxico, veja minha colcha aqui. Quando vi este pisca-pisca bonitinho fiquei encantada. Acredito que as amantes de artesanato já conheçam, para mim foi novidade. Encontrei em uma feira de artesanato perto do trabalho. A árvore fica alegre e colorida parecendo um jardim! Fica aí a dica para as fuxiqueiras.


21 de nov de 2013

Bandeja com pintura e pirogravado

Fazia muito tempo que não usava o pirógrafo e penei um pouquinho neste trabalho, ainda estou com as pontas dos dedos chamuscados, rs. Deu trabalho, mas consegui terminar a bandeja com os detalhes em piro gravado. No fundo da peça pintei um desenho de treliça, em trompe l'oeil, que gosto muito. Nas bordas, por dentro e por fora, trabalhei com o pirógrafo. 


Detalhe da borda pirogravada.

18 de nov de 2013

Decoração de natal

Hoje trago para vocês mais uma decoração natalina feita com material reciclado, veja a primeira aqui. Para estes pingentes usei o mesmo material dos Divinos: fundos de lata de conserva. Pintei motivos natalinos e usei resina epóxi para dá profundidade. A resina também disfarça as ondulações da lata e ajuda a refletir a luz do pisca-pisca, multiplicando o efeito. Não sei vocês, mas eu adoro uma árvore de natal bem brilhante! 


  

Material:
Fundos e tampas de latas de conserva (cortado e preparados conforme o mostrado no Pap do Divino) 
Tinta acrílica nas cores dos motivos pintados
Goma laca
Resina epóxi, (ou como alguns conhecem: vidro líquido) 
Fita adesiva dupla face forte larga
Fita adesiva dupla face fina (0,5cm)
Sobras de fita, sianinhas, renda ou tecidos
Contas douradas (com buraco grande para passar fita)
Pingentes e pompons variados (de contas ou outro material)

1 - Prepare as tampinhas como indicado aqui. Transfira o desenho escolhido usando papel carbono. Pinte os detalhes com tinta acrílica. Deixe Secar bem e proteja com um camada de goma laca.

                   
2 - Prepare a resina seguindo as instruções do fabricante. Derrame sobre a pintura até cobrir completamente. Deixe secar em local protegido do pó pelo prazo determinado (usei a marca gato preto e deixei secar por 48 horas).
3 - Para a montagem siga as mesmas instruções dadas para o divino, veja aqui. Ao juntar as duas partes certifique-se que o desenho esteja na posição correta. Abaixo foto dos dois lados.  
          

14 de nov de 2013

Porta Tesouras

Reciclagem de um cestinho porta talher. Já estava sem uso, velhinho e com poeira.  Um dos defeitos de peças de vime é a dificuldade de limpar entre a trama e, quando o interior é em madeira a limpeza fica ainda mais difícil. O jeito foi encontrar um novo uso. Levei para o atelier para guardar as minhas tesouras, mas antes passou por um banho de cor!





No cantinho da mesa, deixando as tesouras ao alcance da mão.

11 de nov de 2013

PAP do Divino com material reciclado

Como prometi na postagem anterior, veja aqui, trago o pap do Divino feito com material reciclado, tampinhas e fundos de latas de conserva. O divino é decorado dos dois lados e pode ser pendurado em qualquer lugar. 

Material usado:

2 fundos e/ou tampas de latas de conserva.
2 pombinhas de gesso ou resina.
Fitas, sianinha, ponto russo, rendas, gregas ou outras sobras de costura.
Gliter.
Fita adesiva dupla face forte (aquela que parece uma espuma)
Fita adesiva dupla face fina (0,5cm).
Contas de bijuterias e/ou pompons.
Primer em spray e tinta vermelha (acrílica ou pva).

Explicações: Usei latas de creme de leite, leite condensado, molho de tomate, milho etc. Pode ser retirado à tampa e o fundo com o mesmo método. Para um Divino é necessário duas tampinhas ou fundos com o mesmo diâmetro.
Foto do abridor usado. Corta de forma contínua sem deixar rebarbas

1º Passo: Retirando a tampa e/ou fundo da lata. A posição correta do abridor é com a lâmina de corte na lateral da lata (para que as bordas fiquem na tampa)  
2º Passo: Pinte as peças com uma mão de primer em spray, seca rapidinho. Depois com tinta vermelha. Foram necessárias várias mãos de tinta.
3º Passo: Corte 40 cm de fita fina, costure as pontas formando um circulo. Cole no verso da tampinha usando fita adesiva dupla face forte. Deixe uma pequena sobra na parte inferior, 1cm, e o restante na parte superior. Retire o papel da fita adesiva e junte as duas tampinhas, centralizando bem.
 
4º Passo: Passe fita adesiva dupla face fina na lateral das peças. Retire o papel protetor e decore com: sianinha, fita, grega, tecido ou como desejar. 
5º Passo: Faça um laço bonito e prenda na fita da parte superior, ajuste com uma continha. Na argola inferior pendure um pompom ou continhas.

6º Passo: Passe cola na pombinha e dê um banho de purpurina.

7º Passo: Usando fita adesiva dupla face forte cole uma pombinha em cada lado da peça. Tenha atenção para ficar bem centralizada. 

8º Passo: Faça a decoração dos raios que saem da pombinha. Use tinta dourada ou com gliter ou cole fita fininha.
  
Fotos da Oficina no 6º Salão Internacional de artesanato.

7 de nov de 2013

Divino

Esta é a primeira postagem natalina do ano e, para que ninguém pense que sou apressadinha (rs), esclareço que estava progamada para o dia 18/11. Como o modelo foi o escolhido pelo SESC para eu ministrar oficina no 6º Salão Internacional de Artesanato, onde também exponho alguns móveis, adianto aqui para vocês. Para os interessados informo que a oficina será amanhã, sexta-feira, 8/11, às 15h00, no stand do SESC no Pavilhão de Exposição no Parque da Cidade (Brasília-DF).

São Divinos feitos com material reciclado, tampinhas e fundos de latas de conserva transformados em decoração Natalina. Para a postagem não ficar muito grande deixo o PAP para a próxima semana. Enquanto esperam juntem latinhas de conserva!




4 de nov de 2013

Lixeira antes e depois

A lixeira que uso no atelier estava bem feiinha, além da cor horrível estava cheia de manchas e queimada de sol. Ficava num cantinho bem escondido. Uma lixadinha, tinta spray e pronto, o problema foi resolvido. Ficou tão bonitinha que veio se exibir aqui no blog!
"Santa" tinta spray! Viva o laranja!