23 de dez de 2013

Biscoito de aveia e chocolate chips

Lanche da tarde nesta época de festas pede cookies de aveia com chocolate chips.  São gostosos e o cheirinho que deixa no ar é delicioso! Aqui para vocês a receita que preparei para as crianças.


Ingredientes:
1 xíc. de manteiga amolecida
1 1/2 xíc. de açúcar mascavo
2 ovos
2 colheres de chá de extrato de baunilha
1 1/4 xícara de farinha de trigo integral
1/2 colher de chá de sal
3 xíc. de aveia
1 xíc. de nozes picadas
1 xíc. de chocolate meio amargo picado em pedaços pequenos

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 170º. Em uma tigela grande, bata a manteiga e o açúcar mascavo até ficar homogêneo. Junte a baunilha e os ovos, um de cada vez. Misture a farinha, o bicarbonato, o sal, a aveia, as nozes e o chocolate.  Mexa para unir os ingredientes, mas sem trabalhar muito. Forre uma placa ou tabuleiro com papel manteiga. Coloque colheradas da massa deixando espaço entre elas, pois crescem muito. Asse por 10 a 12 minutos no forno pré aquecido. Aguarde por 3 minutos antes de retirar e transferir os cookies para uma grade. Deixe esfriar completamente antes de guardar. Bon appétit!

Feliz Natal

Agradeço as amigas, amigos e a todos que acompanharam este cantinho e muito me incentivaram com mensagens carinhosas. Foi muito bom passar 2013 com vocês!  Desejo a todos um Natal pleno de amor e paz. E que 2014 venha cheio de inspiração, esperança e igualdade! 


19 de dez de 2013

Decoração Natalina

Cada cantinho merece uma decoração, assim vou espalhando o espírito natalino pela casa. Que sejam uns pássaros e pinhas na bandeja em cima do aparador; uma guirlanda de fuxico enfeitando um móbile, ou festão, bolas e luzinhas nas gaiolas da varanda (agradeço a querida Rebeca, do Dandolinhas, que gentilmente me enviou as luzinhas a pilha). É possível usar qualquer objeto e transformar em um enfeite único. A decoração alegra a casa e cria uma atmosfera natalina aconchegante. Agora é só aproveitar a companhia da família e dos amigos.

As luzinhas das gaiolas foi uma gentileza da querida Rebeca, do Dandolinhas.
O móbile da varanda ficou bem colorido com as florzinhas de fuxico.
Luzinhas, festão e laços na gaiola.
O anjinho de feltro ganhou um painel de juta vermelha e foi decorar a porta.
Um vaso de vidro com festão, berry's, fita xadres e bolinhas.
A árvore com as decorações recicladas,veja aqui e aqui.
Laços, fitas e bolinhas para decorar a caixinha vermelha e os mini vasos.

16 de dez de 2013

Constelação na parede

Minha casa tem uma parede com tijolos aparentes que chama a atenção pela altura. Decorei a parede com uma constelação de noventa e uma estrelas douradas e prateadas. No móvel logo abaixo montei um vilarejo, inspirada no "desafio das casinhas", da Kaku e da Maria (longe de qualquer semelhança, pois as delas são perfeitas!) Usei duas casinhas de cerâmica e outras que confeccionei usando caixinhas de papelão. O menininho da casa ajudou na pintura das casinhas e emprestou alguns brinquedos para completar a montagem. Também pendurei as asas que um anjo deixou cair - vai que ele vem buscar na noite de Natal... Para esta decoração busquei inspiração na loja "A Vida Portuguesa", no Porto, Portugal. É uma loja linda que vende reproduções de artigos de outras épocas e tem, em sua parede central, um lindo bando de andorinhas de cerâmica.
 Feliz Natal a todos!


12 de dez de 2013

Árvore de Natal em madeira

Procurando uma decoração natalina para a varanda encontrei, na internet, várias estantes decoradas para o Natal. Achei lindo e surgiu a inspiração de fazer uma árvore de estantes! O problema é que não queria fazer muitos furos na parede para uma decoração provisória. A solução foi um "caule" para sustentar todas as prateleiras. Coloquei em prática tudo que aprendi com meu pai: medir, marcar e serrar a madeira. Lá no outro plano ele deve ter sorrido feliz. Foi um trabalho braçal, duro, mas fiquei feliz com o resultado, tenho uma árvore linda!




Transformando a pia da varanda em bancada de trabalho!
Na hora da pintura menininho ajudou e caprichou!

9 de dez de 2013

Jardineira na mesa e toalha customizada

Mesa de jantar pede uma decoração de Natal grande, vistosa e alegre. Usei uma jardineira de madeira e flores poinsétias, ou "Estrela de Natal", fita e juta. Também improvisei um caminho de mesa verde, para contrastar com o vermelho das flores. Usei uma toalha de plástico que parece uma napa mais fina, onde cortei uma barra vazada com estrelas. Ficou colorido e custou muito pouco.






                            Criei um molde vazado, desenhei no avesso e cortei com estilete. 

5 de dez de 2013

Árvore de natal feita com livro

Chegou a hora de decorar minha sala no trabalho e para este ano confeccionei duas pequenas árvores de natal usando livros. Aproveitei um velho livro de relatório e um guia turístico ultrapassado que fui dobrando as páginas até formar a árvore. Depois levei para casa para decorar, olhe eu levando trabalho para casa, rs. Deixei uma branca e a outra pintei de verde. Para a decoração usei sianinha, estrelinhas de plástico, guirlanda de bolinhas, fitas e lindos botões de madeira. Segredinho: os botões foram fixados com fita adesiva dupla face, assim não estragam e posso recuperar depois!

O processo é bem simples. Vejam as fotos das etapas da dobradura das folhas.


Colei a decorção usando cola quente.

2 de dez de 2013

Presente sob medida

Sábado fui comemorar o aniversário da Dindinha. A comadre Lúcia adora almofadas. Ela tem duas cadelas, Donna e Filó, que são as estrelas da casa. Pensando nisso foi fácil escolher o presente, já adivinharam?


 Donna
Filó