Mostarda é ótimo ingrediente para quem gosta de cozinhar, seja cremosa, "extra forte" ou "à l'ancienne", com pequenos grãos inteiros junto com a pasta. Gostosa no pão, com batatas, no molho da salada, no frango assado ou simplesmente uma boa colherada no strogonoff e já muda o sabor. Existem várias marcas no mercado mas é muito raro encontrar a extra-forte, minha preferida, sem falar no preço quase sempre alto.
Passeando pela net em busca de inspiração para o jantar encontrei um blog delicioso: o "La cucinetta", da Ana Elisa G. Granziera, que além de ótimas receitas também tem desenhos lindos, textos bons e divertidos sobre o dia a dia.
No blog tem uma receita de mostarda feita em casa. Jamais havia pensado ser possível tal façanha e fiquei curiosa do resultado, principalmente quando li que quanto mais tempo ficar de molho mais forte o sabor. Foi a deixa para eu querer fazer. Saí em busca dos ingredientes pensando que não seria nada fácil encontrar. Para minha surpresa encontrei todos, ou quase. Na receita original usa-se mostarda em grãos amarelo e preto mas só encontrei a amarela.
Receita (Adaptada ao meu gosto)
Ingredientes:
2/3 xíc. de vinagre de vinho branco
6 colh. (sopa) de sementes de mostarda amarelas e pretas (na minha só amarelas)
3-4 colh (sopa) de mostarda em pó
1/4 xíc. de vinagre de vinho branco
1 colh. (chá) de mel (na receita original 2 colh de sopa e não coloquei sal)
1. Em um pote coloque as sementes de mostarda e cubra com a primeira parte do vinagre (2/3 xíc) e deixei na geladeira por 3 a 5 dias (deixei 7 dias para ficar bem forte).
2, Passado esse tempo coloque as sementes escorridas em um pilão e amasse até ficarem cremosas (caso o pilão seja pequeno divida em porções). Quando os grãos estiverem bem amassados vá juntando aos poucos: a mostarda em pó, a segunda dose do vinagre e o mel. Ficou uma delícia e extra, extra forte!
Oi Regina,
ResponderExcluirMeu marido adora mostarda, vou testar essa receita.
Bjs
Oi Regina!
ResponderExcluirTambém não tinha a mínima ideia de poder fazer uma mostarda caseira.
Quem é fã de mostarda por aqui, é o marido!
Vou mostrar para ele!:)
bjs, ótima semana!
Foi uma surpresa o resultado, fica muito saborosa. É bem simples, o mais chato e amassar no pilão pequeno, na próxima vou testar fazer no mini mixer.
ResponderExcluirbeijos
adoro o cucinetta - o texto e as receitas são incríveis.
ResponderExcluirNão sabia que era possível fazer mostarda caseira!
Cheguei por Bsb e já estou no périplo familiar. Semana que vem, estou de volta ao cerrado.
beijo,
Hummm adoro mostarda! Nem ligo para o tal ketchup qdo vou as lanchonetes, eu sempre coloco mostarda no meu lanche. E também adoro colocar um pouco no meu frango.
ResponderExcluirKaku
Hum, adoramos mostarda aqui em casa. Levo comigo a receita porque tenho certeza que fará sucesso com minha família.
ResponderExcluirDepois te conto.
Beijos
meio confuso. mas deixa eu confirmar se entendi. vc deixou de molho(por 7 dias) os graos de mostarda com 2/3(dois tercos) de uma xícara de vinagre. apos isso. amassou e misturou os demais ingredientes listados. é isto?
ResponderExcluirOlá Alberto,
ExcluirSim, exatamente como você descreveu.