24 de ago de 2015

Tortas, sandes e amigos

Por aqui os dias ainda estão quentes mas um ventinho fresco já começa a chegar no final da tarde. É o verão indo embora. Para aproveitar o restinho de calor convidamos alguns amigos para um lanche lá fora. No menu nada de complicado: duas tortas, sanduíches, ou sandes como chamam por aqui, salada de alface e tomate e temperos frescos no pote para cada convidado usar a gosto, copiando a ideia da querida Val..

 
 Torta de abobrinha

2 abobrinhas cortadas em cubinhos
5 tomates secos picado
200g de queijo feta picado
1 ovo
1/2 copo de leite
1 círculo de massa para torta comprado pronto
Sal, alho, cebola, coentro a gosto

Preparo: Aqueça uma panela ou frigideira de fundo grosso, coloque um fio de óleo e grelhe os cubos de abobrinha, em fogo baixo para não queimar. Deixe esfriar. Refogue uma cebola cortadas em pedacinhos, junte um pouco de alho e deixe dourar, retire do fogo. Junte a abobrinha, o queijo feta e os tomates secos. Bata o ovo e o leite juntos e junte aos outros ingrediente, mexendo delicadamente. Coloque a massa na forma, deite o recheio e espalhe preenchendo bem. Dobre a massa da borda sobre o recheio para fazer o acabamento. Leve ao forno, 160 graus, por 30 minutos. 

 Torta de Palmito e presunto

2 latas médias de palmito cotados em pedaços (Depois de escorrido coloque sobre algumas folhas de papel toalha para secar bem).
200g de presunto cortado em cubinhos.
1 cebola picada.
Cebolinha, sal e pimenta do reino a gosto
1 ovo.
200 g de ricota ou queijo fresco.
1 círculo de massa para torta comprado pronto.


Preparo:  misture todos os ingrediente e mexa delicadamente. Coloque a massa na forma, deite o recheio e espalhe preenchendo bem. Dobre a massa da borda sobre o recheio para fazer o acabamento. Leve ao forno quente, 180 graus, por 30 minutos.

Obs. Se a forma não é de aro removível coloque duas tiras de papel manteiga no fundo da forma, em X e sobrando para fora da forma, isso ajuda a retirar a torta sem quebrar

17 de ago de 2015

Personalizando cortinas prontas e outras arrumações

Este é meu primeiro verão nesta casa e estou descobrindo que as grandes e numerosas janelas que tanto gosto, e que estão por todos os lados, são fontes de agradável luminosidade mas também de calor. Na sala estão viradas para leste, sul e oeste e no verão vou fechando as persianas externas à medida que o sol vai mudando de posição, mas sempre deixando uma aberta para entrar luz. Já nos quartos as janelas estão todas viradas para o sul e, se no inverno foi ótimo deixar o sol entrar e aquecer a cama ,no verão é como entrar em uma sauna! Fechar as persianas externas ajuda porem tira a luminosidade e às vezes tenho que acender a luz em pleno dia. A solução rápida e de baixo custo que encontrei foi colocar cortinas brancas, que comprei prontas e personalizei do meu jeito com material que já tinha em casa. Chegou a hora de usar a passamanaria que tenho mania de comprar. Para o meu quarto usei uma grega cheia de estrelinhas e luas, no outro usei um galão azul bordado com flores rosa, embora nas fotos pareça preto; já para a cozinha escolhi um tecido fininho, para deixar passar bastante luz, e estampei com flores em tom de berinjela clarinho.
Na mesma loja, a Ikea, comprei uma caixa para organizar tomadas e cabos, com a intenção de arrumar os fios do computador e transformar a tampa de cortiça em estação para carregar celular. Já tinha visto no pinterest vários usos para as peças de legos e com a cooperação do neto, que gentilmente  emprestou os blocos e bonequinhos, a minha estação ficou bem divertida.   

Na foto acima estampando a cortina da cozinha e abaixo o rolo de silicone que usei. 
Caixa que esconde os cabos do computador e a estação de carregar celular.

10 de ago de 2015

Bolsa de crochê

Esta bolsa de crochê bonitinha é outro item que saiu da lista de projetos futuros e finalmente entrou no meu armário (veja aqui a versão original). É pequena, como gosto, mas cabe tudo que necessito. Vejam como é versátil e muda de estação rapidinho: para ficar com jeito de primavera/verão basta enfeitar com a fita fluorescente, já com a fita escura de bolinhas ficou mais discreta e pronta para ser usada no outono/inverno.