16 de abr de 2012

Pão de Canela

Uma receita ótima para o lanche da tarde ou mesmo para o café da manhã, pois pode ser feita no dia anterior e assado na hora.


Ingredientes:
3/4 xícara de leite
1/4 xícara de manteiga
3 e 1/4 xícara de farinha de trigo
1 pacote de fermento para pão instantaneo
1/4 xícara de açúcar branco
1/2 colher de chá de sal
1/4 xícara de água
1 ovo
Recheio:
1 xícara de açúcar mascavo (coloquei 1/2 do escuro e 1/2 do granulado)
1 colher de sopa de canela em pó
1/2 xícara de manteiga amolecida
1/2 xícara de passas (opcional)


Preparo:
Aqueça o leite até quase ferver, retire do fogo e acrescente 1/4 xícara de manteiga. Deixe ficar morno. Em una tigela misture 2 1/4 de farinha, o fermento, o açúcar branco e o sal, misture bem. Adicione o ovo, a água e a mistura de leite e manteiga, amasse bem (eu fiz na batedeira com haste para pão) Adicione a farinha restante ao poucos, 1/2 xícara de cada vez, amassando bem até a farinha ser incorporada totalmente. Sove por 5 minutos ou até que a massa fique homogenea e macia.
Cubra com um pano úmido e deixe descansar enquanto prepara o recheio:

Junte o açúcar mascavo, a canela, a manteiga amolecida e misture até formar uma pasta.

Estenda a massa formando um retangulo (eu deixei com 1/2 cm de altura), passe a pasta de recheio espalhando bem em toda extensão, se desejar salpique com passas. Enrole a massa como um rocambole fechando bem a borda. Corte em 12 rolos de igual tamanho ( eu cortei com 2cm e rendeu 18 pãezinhos) Coloque em uma forma untada com manteiga, deixe espaço entre os rolinhos pois crescem bastante. Cubra com um pano e deixe crescer ate dobrarem de volume, cerca de 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 190°C e asse por 20 minutos ou até dourarem.
Sirva quente. (pode ser assado de forma individual em forminhas de muffins)

DICA testada pela Carol: Pode preparar a noite e guardar na geladeira para assar no dia seguinte, sucesso no café da manhã!

Um comentário:

Deixe seu comentário