11.2.13

Mostarda caseira - Receita

Mostarda é ótimo ingrediente para quem gosta de cozinhar, seja cremosa, "extra forte" ou "à l'ancienne", com pequenos grãos inteiros junto com a pasta. Gostosa no pão, com batatas, no molho da salada, no frango assado ou simplesmente uma boa colherada no strogonoff  e já muda o sabor. Existem várias marcas no mercado mas é muito raro encontrar a extra-forte, minha preferida, sem falar no preço quase sempre alto.
Passeando pela net em busca de inspiração para o jantar encontrei um blog delicioso: o "La cucinetta", da Ana Elisa G. Granziera, que além de ótimas receitas também tem desenhos lindos, textos bons e divertidos sobre o dia a dia.
No blog tem uma receita de mostarda feita em casa. Jamais havia pensado ser possível tal façanha e fiquei curiosa do resultado, principalmente quando li que quanto mais tempo ficar de molho mais forte o sabor. Foi a deixa para eu querer fazer. Saí em busca dos ingredientes pensando que não seria nada fácil encontrar. Para minha surpresa encontrei todos, ou quase. Na receita original usa-se mostarda em grãos amarelo e preto mas só encontrei a amarela.


Receita (Adaptada ao meu gosto)

Ingredientes:
2/3 xíc. de vinagre de vinho branco
6 colh. (sopa) de sementes de mostarda amarelas e pretas (na minha só amarelas)
3-4 colh (sopa) de mostarda em pó
1/4 xíc. de vinagre de vinho branco 
1 colh. (chá) de mel (na receita original 2 colh de sopa e não coloquei sal)

1. Em um pote coloque as sementes de mostarda e cubra com a primeira parte do vinagre (2/3 xíc) e deixei na geladeira por 3 a 5 dias (deixei 7 dias para ficar bem forte). 
2, Passado esse tempo coloque as sementes escorridas em um pilão e amasse até ficarem cremosas (caso o pilão seja pequeno divida em porções). Quando os grãos estiverem bem amassados vá juntando aos poucos: a mostarda em pó, a segunda dose do vinagre e o mel. Ficou uma delícia e extra, extra forte!

8 comentários:

  1. Oi Regina,
    Meu marido adora mostarda, vou testar essa receita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Regina!
    Também não tinha a mínima ideia de poder fazer uma mostarda caseira.
    Quem é fã de mostarda por aqui, é o marido!
    Vou mostrar para ele!:)
    bjs, ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Foi uma surpresa o resultado, fica muito saborosa. É bem simples, o mais chato e amassar no pilão pequeno, na próxima vou testar fazer no mini mixer.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. adoro o cucinetta - o texto e as receitas são incríveis.
    Não sabia que era possível fazer mostarda caseira!
    Cheguei por Bsb e já estou no périplo familiar. Semana que vem, estou de volta ao cerrado.
    beijo,

    ResponderExcluir
  5. Hummm adoro mostarda! Nem ligo para o tal ketchup qdo vou as lanchonetes, eu sempre coloco mostarda no meu lanche. E também adoro colocar um pouco no meu frango.

    Kaku

    ResponderExcluir
  6. Hum, adoramos mostarda aqui em casa. Levo comigo a receita porque tenho certeza que fará sucesso com minha família.
    Depois te conto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. meio confuso. mas deixa eu confirmar se entendi. vc deixou de molho(por 7 dias) os graos de mostarda com 2/3(dois tercos) de uma xícara de vinagre. apos isso. amassou e misturou os demais ingredientes listados. é isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alberto,

      Sim, exatamente como você descreveu.

      Excluir

Deixe seu comentário