7.4.14

Buda - Antes e depois

Tenho um Buda da Felicidade (ou da Alegria) que estava mais para triste, não conseguia mostrar toda sua beleza encoberta por camadas e camadas de poeira. A estátua,  feita em concreto, a encontrei numa feira de usados e estava muito suja. Tem algo de peculiar nesta imagem que gosto muito: alguns morcegos esculpidos. Na China as palavras feliz e morcego têm a mesma pronúncia, só muda o tom, por isso o morcego é símbolo de alegria. Tentei limpar e deixar o concreto aparente, mas o resultado não foi satisfatório, continuava encardido e triste. Depois de muito pensar resolvi pintar de branco. Aí sim o resultado me agradou! O rosário, que também é chamado juzu, japamala ou odyusu, pintei em dourado para quebrar um pouco o branco total e realçar este importante detalhe.  Agora ficou tão feliz e alegre que dá gosto olhar! 

Os morcegos esculpidos nas costas
O antes:

8 comentários:

  1. Que diferença! Sem dúvida ficou muito mais alegrinho!
    Bjs e ótima semana!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito melhor!
    Realmente no tom concreto não aparece todos os detalhes, o branquinho sempre chama a atenção, ainda mais com os detalhes douradinhos.
    Abração e linda tarde.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Regina! Ficou ótimo, mas na foto o anterior não era tão terrível assim não. Gosto das coisas em tom natural também. Quero também te agradecer pelas palavras carinhosas lá no meu blog, obrigada!!! Beijos e uma ótima semana, Clau.

    ResponderExcluir
  4. Suas restaurações são sempre surpreendentes!! ^^ Escutei muito esses últimos meses a palavra "japamala" por causa da novela Joia Rara, que assisti somente por causa do Oriente, os monges e o budismo. Não sou budista, mas gosto da filosofia que eles pregam de amor ao próximo e paz.

    Um grande beijo, linda semana

    Kaku

    ResponderExcluir
  5. Olá Regina, nem parece a mesma peça, tal a diferença! É inegável que saiu ganhando, o branco iluminou a peça e o dourado (toque de Midas, já nos passarinhos também foi de uma mais valia e tanto) realçou os pormenores. Beijinho!

    ResponderExcluir
  6. Realmente parece outro! Adorei o toque de dourado, deixou tudo ainda mais especial. Me lembrou um que havia em casa quando pequena. Um buda sorridente todo branquinho. Doces memórias...
    Beijos,
    Rosa
    Le Paquet

    ResponderExcluir
  7. Ficou lindo!
    Esse é o Buda Amida, o Buda da Alegria. Muito bem feita essa imagem.
    Adorei os detalhes dourados. Não conhecia o significado dos morcegos, legal!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Nossa quanta diferença, ficou mais radiante! gostei do detalhe dourado!
    Lindo!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário