16.2.15

Baú

Uma historia longa, um baú cheio de lembranças e um pouco de trabalho.
Herdei este baú da minha sogra. Ficou vários anos guardado no sótão da casa do cunhado esperando meu regresso a Brasília. Minha ideia era reformá-lo, mas não consegui fazer nada nos anos que lá morei e veio na mudança no mesmo estado que recebi. Não foi por falta de vontade ou de tempo, e sim por nenhum dos projetos que desenhei me convencer completamente. No primeiro esboço pensei em fazer uma mudança completa, pintar tudo com flores e folhas, usando as cores preferidas da antiga dona, em outro momento pensei em motivos simples na frente e dos lados, mas nada avançava. Só agora pecebi que não podia fazer a pintura pensando na minha sogra, infelizmente já não posso agradá-la com algumas flores pintadas, e o que interessa para a dona atual, eu, são as recordações que seu estado velho e gasto vão buscar na minha memória. Por isso a recuperação total ficou só na parte interna, que estava em péssimo estado, mas mantive o material de origem: Papel, usei um mapa da Itália bem gasto e cheio de anotações de viagens maravilhosas. Na parte externa deixei a pintura original, só limpei a grossa camada de poeira e troquei a fechadura quebrada por outra antiga e mais bonita. Agora além das lembranças o velho baú  também guarda cobertores e edredons.


Coloquei rodinhas pequenas para facilitar na hora da limpeza.

8 comentários:

  1. Que lindo! Ficou demais!
    Também achei melhor a idéia de mantê-lo com a pintura original do lado de fora. A fechadura que você escolheu é linda, valorizou o visual.
    Por dentro ficou incrível...seu quarto também é tão amplo... adorei a decoração.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Regina, já li e reli o texto várias vezes. Já vi e revi as fotos outras quantas. O baú ficou lindo, o mapa dentro, evocando as viagens que este baú devia ou poderia ter feito, ficou perfeito. Ainda ontem estava conversando com um tio sobre mapas, e como eles têm vindo a desaparecer com o "advento" do GPS. No final das viagens, as anotações nos mapas, eram quase um diário da própria jornada. A sua ideia com as flores pintadas, e daquilo que já vi desenhado por si, também teria resultado numa bela peça. Mas a sua escolha foi bem de encontro ao seu gosto, pelo menos ao seu estado de espírito hoje. Talvez amanhã ou depois venham as flores. As rodinhas, foram de mestre, facilita a mobilidade e protege o piso. Adorei, Regina, e este quarto está amplo e luminoso.
    Que sorte Regina, que vc ainda tem um caleidoscópio. Lembro-me de ficar horas olhando as pedrinhas coloridas formando desenhos dentro do cilindro! bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Regina,
    sem sombra de dúvidas foi uma escolha perfeita.
    Um excelente trabalho de restauração. Uma belíssima peça.
    Parabéns,
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo excelente trabalho. Adorei o pormenor dos mapas e ainda bem que não fez nenhuma pintura, o baú é naturalmente lindo, ficando bem enquadrado na decoração do quarto! Evelyne. Bj.

    ResponderExcluir
  5. Ah, ficou tão bonito! E charmoso e elegante. Adorei o mapa por dentro. Sua sogra ficaria feliz em vê-lo recuperado e útil.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!! Super lindo. Gostei muito da sua escolha. Aprendi a gostar deste tipo de peças, sabe com quem, não é? E a ideia dos mapas, ficou show. Combinou perfeitamente com a decoração do quarto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que peça linda Regina,
    e que boa ideia ter deixado ele bem próximo do original, ficou perfeito!
    Ter colocado o mapa para cobrir a parte de dentro, teve tudo a ver!
    Belo trabalho!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Estou encantada com o teu blog e teus trabalhos! Quanta coisa linda e quanto bom gosto! Estou olhando postagem por postagem e não me canso. Já quis comentar antes, mas se for comentar a cada postagem que gostei, irias me achar uma chata, mas não pude deixar de comentar sobre este baú maravilhoso! Uma das minhas paixões: antiguidades. O baú ficou lindo! Agora, se me permite, vou continuar meu passeio pelas tuas postagens. Bom final de semana!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário