29.5.17

Farofa de couve flor, aveia e chouriço

Esta receita é muito saborosa, nutritiva e com uma textura surpreendente, perfeita como prato principal ou acompanhamento para quem não deve ou não quer abusar dos carboidratos. Na preparação de hoje usei chouriço, que deixa esta cor avermelhada, mas já testei com bacon e na versão vegetariana: com couve manteiga e cenoura, aqui em casa seja qual for à combinação o resultado sempre agrada, vale a pena testar. 


Ingredientes: 

1 couve flor média,
100g de chouriço (bacon ou linguiça) picadinho,
1 xíc. de aveia em flocos,
2 dentes de alho esmagados, 
1 cebola média picada, 
1 molho de coentro picado, 
2 col. sopa de óleo. 

Preparo:

Em uma panela grossa torre a aveia por 5 minutos, reserve. Corte a couve flor em pedaços pequenos e triture no mixer (triture aos poucos deixando do tamanho dos grãos de arroz). Coloque o óleo na panela e leve ao fogo médio. Junte a cebola e quando começar a dourar junte o alho e doure mais um pouco. Baixe o fogo e junte o chouriço, mexendo sempre. Volte a aumentar o fogo e junte a couve flor picada, continue mexendo por 2 a 3 minutos (a couve não deve cozinhar muito, deve ficar crocante). Junte a aveia e o sal mexendo mais um pouco. Desligue o fogo e junte o cheiro verde. Bon appétit!


 
Couve flor triturada, 
Aveia tostada. 

5 comentários:

  1. Olá Regina, interessante esta receita. Gosto de tudo o que leve couve flor. Para mim o mais complicado será achar o ponto em que devem ficar a couve flor e a aveia. Beijo! boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a ideia desta receita, pois é bem diferente, eu costumo usar a couve flor só em saladas e não conhecia muitas ideias com ela. Obrigada!
    Beijos
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  3. Oi Regina!

    Muito diferente e parece muito gostoso! A aparência é ótima!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  4. Hummm, muito bom essa receita Regina! Bj

    ResponderExcluir
  5. Oi, Regina!

    Deve ficar uma delícia mesmo!! Gostaria de provar em todas as versões...

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário