3.10.13

Pastéis de Nata

Já contei que tenho memória gastronômica, e que também sou gulosa, rs. Gosto de viajar, de conhecer novos lugares, de conhecer novas comidas. No caso dos pastéis de nata não é uma novidade no meu paladar, nem me lembro quando foi a primeira vez que provei, só sei que dentre os tantos doces portugueses é o meu preferido. Embora goste de cozinhar achava a receita complicada, é feito com massa folhada coisa que nunca me aventurei a fazer. Voltei das férias com a receita na mala e a instrução, de quem entende do assunto, que poderia usar a massa congelada mesmo, desde que aberta bem fininha. 
Fim de semana em casa, uma vontade de comer doce e um pacote de massa folhada estrategicamente guardada no freezer. O resultado foram 24 pastéis de nata deliciosos! Claro que nem chega aos pés dos famosos Pastéis de Belém, mas para quem mora a mais de 7 mil quilômentros de distância tá bom demais!!! 


Ingredientes:

1/2 litro de leite
175 g de açúcar
6 gemas
2 colheres de maisena
1 colher de café de extrato de baunilha

Preparo:

Passe as gemas na peneira, junte a maizena e misture até dissolver. Junte os outros ingrediente misturando bem. Leve ao fogo médio mexendo sem parar, depois da fervura cozinhar por mais uns 3 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. 
Com a ajuda de um rolo abra a massa bem fininha. Corte em circulos e forre forminhas de empada. (Usei a massa que sobrou dos cortes circulares, fui juntando os pedacinhos até cobri o fundo da forminha). 
Coloque o creme prepadado e frio, não encha muito mais ou menos 3/4 da forminha. Leve ao forno quente, 200ºC até a borda da massa ficar douradinha, depois lique o grill e doure ao seu gosto (gosto mais clarinho). Se gostar sirva polvilhado com canela e açúcar de confeiteiro. Bon apettit!




11 comentários:

  1. Oi flor!

    Mas que delíciaaaaa issoooo, só para deixar a gente com água na boca né danadinha? rrsrs
    Sem dúvida irei tentar fazer...sou iniciante rsrsrs mas ousada rsrsrs.
    Só me fala uma coisa, 175g, dá qto em xícara ou colheres...não faço idéia flor, me ajude rsrsrs.
    Beijinhos.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica,
      Procurei no "Sto" Google e encontrei no sitehttp://alquimiadacozinha.blogspot.com.br/2012/04/conversao-de-medidas-para-receitas.html, qye uma xícara de açúcar são 180g, tá pertinho da usada na receita. Espero que goste. Beijo

      Excluir
  2. Eu tb ADORO doces portugueses! Sempre pensei como vc, que era uma coisa muito complicada prá se fazer em casa. E não é que vc conseguiu? UHU!!!!
    Vc coloca vários círculos da massa folhada em cada forminha ou é só uma?
    Perto de casa tem uma padaria que faz uns pastéizinhos desses delíciosos! Fico até evitando passar por lá senão não resisto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rebeca,

      Eu comprei a massa folhada já aberta, cortei em circulo e coloquei um só em cada forminha, apertando para a massa ficar fininha, acho até que poderia ter sido mais fina. Beijos

      Excluir
  3. REGINA DO CÉU,NUNCA COMI PASTEL DE BELÉM E ESSES SEUS DE BRASIL,ME PARECEM SABOROSOS,ACHO QUE VOU TENTAR FAZER AMIGA.BJIM.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
  4. Oi REgina, meu marido é louco por pastéis de Belém, os seus estão lindos!
    Vou copiar a receita e tentar...
    Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Regina,
    Por momentos pensei que vc tivesse descoberto a verdadeira receita, a tal que eles dizem que é top secret...
    É verdade que os pastéis de Belém estão cada vez mais em alta. Tem dias que é impossível entrar na pastelaria tal as filas que se formam do lado de fora...
    Mas já copiei a receita. Parece até acessível para quem como eu é zero na cozinha.
    Minha filha que mora em Bruxelas, quando vai daqui para lá, leva sempre uns pastéis congelados de super mercado para as amigas. É só colocar no forno. Como a viagem é curta, aguenta bem. Bjs e obrigada pela partilha da receita. Se eu fizer, lhe aviso como ficaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Val,

      Nossa quem dera fosse a verdadeira receita! Mesmo assim fiquei feliz com o resultado.
      beijo

      Excluir
  6. Nossa que receita diferente eu nunca ouvi falar no pastel de nata acredita? kkk mas eu imaginei aqui a delicia que deve ter ficado. beijos

    ResponderExcluir
  7. Este é um dos meus doces favoritos Regina!
    Com canela são deliciosos. Ainda bem que gosta e que experimentou fazer.
    Acho que com a prática melhora mas eu nunca experimentei fazer. Bj.

    ResponderExcluir
  8. Eu também sou gulosa, Regina hahaha e sou fã dos pastéis de Belém.
    Anotei a receita, só me atrapalho em medir os ingredientes fracionados, por exemplo, os 175 g de açúcar rs
    Mas vou fazer.

    bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário