17.7.14

Focaccia de ricota, azeitona e parmesão

Marido adora focaccia, também quem não gosta né? Tenho esta receita há muito tempo e faço com frequência. Sempre improviso na cobertura, nesta da foto coloquei ricota, azeitona e parmesão, ficou uma delícia!
Ingredientes massa:

300 g de farinha de trigo
170 a 180 ml de água
1 colher de chá de fermento granulado
1 colher café de sal
1 colher sopa de azeite

Ingrediente cobertura:

1/2 xícara de ricota seca
1/4 xícara de parmesão ralado
1/4 de azeitonas picadas
Azeite

Preparo:
Em uma tigela grande junte a farinha e o fermento, mexa bem. Junte o sal, o azeite e a água aos pouco, amassando com os dedos até formar uma massa (uso a batedeira com gancho para pão). Sove a massa por cerca de 10 minutos, até ficar elástica. Forme uma bola, coloque em um recipiente untado de azeite, cubra e deixe crescer por cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume. Retire a massa para um plano de trabalho, estenda a massa com as mãos até formar um retângulo. Unte uma forma com azeite, coloque a massa e deixe descansar por 15 minutos. Usando os dedos faça vários furos na massa, pincele com azeite. Junte os ingredientes da cobertura e espalhe por cima, tendo o cuidado de não abaixar a massa, regue com bastante azeite e leve ao forno quente, 200ºC, por cerca de 20-25 minutos. Bon appétit!

 Tive que correr para fazer a foto, começou a ser devorada assim que saiu do forno pelando de quente!

4 comentários:

  1. Nossa que delícia, já anotei a receita vou fazer hoje a noite. A aparência dela ficou demais, parabéns! Beijoss!!! Clau.

    ResponderExcluir
  2. Obaaaa, eu nunca fiz focaccia. Agora vou fazer. Mas pra não passar vergonha, nem vou perguntar muito rsrs
    Estou esperando tu responderes pra Rebeca... porque é exatamente isso que eu queria fazer rs

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Regina, anotei a receita, mas estou com medo de não acertar na massa. Mas lhe dou um retorno, estava com vontade de para o almoço de domingo, fazer essa focaria de entrada , seguida do sanduichão americano. Vamos ver, como estamos só 3 em casa, pode ser que eu consiga acertar fazendo menos quantidade. Bjssss, dou notícias.
    PS: a ricota seca com certeza não vou encontrar aqui, terei de substituir por outra coisa.

    ResponderExcluir
  4. Olá Regina, troquei os planos do almoço de domingo pois de última hora fomos convidados para almoçar na casa de amigos. Mas como já tinha metido na cabeça que ia fazer a foccacia, e inclusive tinha saído cedo para comprar o material, fiz e levei prontinha para casa deles, só precisando colocar no forno lá pois foccacia é boa quente. E deu certo, ficou ótima , o pessoal adorou e vou tornar a fazer ( já não tenho medo da massa, ficou perfeita com aquele travo a azeite, muito boa mesmo). Só pequei pois não encontro aqui ricota seca, nunca vi mesmo à venda, e comprei da fresca. Como não sabia como se iria comportar no forno, coloquei pouca com medo de não prestar. Mas prestou. Portanto para a próxima vou caprichar mais na ricota. Além das azeitonas e parmesão também acrescentei tomate bem maduro e ervas frescas, oregãos e tomilho. Ficou excelente! só o sanduíchão que ainda não foi desta, ficou adiado para o próximo domingo! Beijo e obrigadíssima pela sugestão que agradou. E como agradou!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário