22.6.15

Granola

Adoro uma granola bem crocante e levemente adocicada, meu acompanhamento perferido para a fruta ou iogurte na hora do lanche. Como não posso comer açúcar e tenho intolerância a determinados adoçantes prefiro fazer a minha. Na receita apresentada constam os ingredientes que mais gosto, uma vantagem de fazer em casa , mas é só mudar para os da sua preferência.   


Ingredientes:
2 xícara de aveia em grãos grandes
1/2 xícara de quinoa suflada
1/2 xícara de amêndoas picada grossa,
1/4 xícara de passas
3 colheres (sopa) de gergelim cru com casca
3 colheres (sopa) de sementes de girassol crua
3 colheres (sopa) de linhaça
3 colheres (sopa) de chia
2 a 3 colheres (sopa) de xarope de agave ou mel para quem pode.

Em uma panela de fundo grosso torre o gergelim e as sementes de girassol, fogo baixo e mexendo sempre até tostarem. Retire da panela e reserve. Coloque a aveia na panela e toste em fogo baixo  mexendo sempre para não queimar. Quando estiver tostada desligue o fogo, e com a panela ainda quente junte os outros ingrediente secos e misture bem. Vá despejando o agave ou mel em fio, pouco a pouco, mexendo bem para cobrir os grãos. Deixe esfriar completamente, deixo 3 ou 4 horas coberto com um guardanapo de tecido, em seguida guarde em recipiente hermético. Bon appétit!

4 comentários:

  1. Oi Regina, você sempre tem uma novidade interessante por aqui...
    Nossa que delícia! Fica crocante mesmo?
    Essa receita é bem mais fácil do que as que conheço que vão ao forno.
    Vou anotar e experimentar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Regina!!! receita pra lá de saudável!!! Eu , como sou formiga, sem jeito, kkkk, já colocaria umas gotas de chocolate, kkkk. Valeu a dica de como preparar, gostei!!
    Sabe quem chegou devagarinho por aqui? O friozinho!!! Será que vai ficar?
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Regina, ainda hoje meu lanche foi um iogurte, com alguns pedaços de gelatina e granola. Só que granola comprada. Compro sempre no mesmo canto, pois muitas misturas têm passas e eu não gosto. Vc tem razão quando diz que fazer em casa é ótimo pois só se coloca o que se gosta. Já anotei a receita, vou ver se encontro todos os ingredientes. Quinoa suflada e gergelim é fácil de encontrar? nos supermercados bio? Se eu acertar fazer, venho lhe contar! bj!

    ResponderExcluir
  4. Como é fácil fazer granola! Sabe que nunca me passou pela cabeça fazer em casa? Ótima ideia, Regina.
    Bjs e ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário