21.7.24

Cestos

Gosto muito de cestos e, junto aos banquinhos, são minha maior tentação nas feiras e mercados de artesanato. Amo a praticidade e versatilidade de um cesto na decoração da casa. Servem para guardar qualquer coisa, inclusive aquilo que não sei onde guardar e que fica ali no cesto esperando por um canto definitivo, ou seja: cestos e banquinhos tem mil e uma utilidades! Existem em vários tamanhos, formas e material. Tem os firmes, os maleáveis, os coloridos e chamativos, os discretos, os novos, os velhos e muito mais. Tenho vários espalhados pela casa, comprados ou feitos por mim, que são usados e abusados sem cerimônia. Aqui mostro alguns cestos feitos em crochê, corda de trapo, tecido e papel, que pela utilidade que daria achei melhor aplicar um endurecedor para deixar as peças mais firmes e estruturadas. Para quem interessar deixo a receita caseira do endurecedor e as instruções no final da postagem. 









Receita do endurecedor 

2 c. sopa de amido de milho

200 ml de água

2 c.sopa de álcool líquido

1 c.sopa de vinagre branco

4 c.sopa de cola branca 

Junte o amido de milho e a água e leve ao fogo até engrossar e ficar transparente. Tire do fogo e deixe esfriar um pouco. Com a mistura ainda morna junte os outros ingrediente mexendo bem com um fuet para evitar criar grumos, se achar muito grosso junte uma ou duas colheres de água filtrada. Passe o endurecedor nas peças usando um pincel ou as mãos, deixando uma camada fina e observando se ficou bem distribuído no interior e exterior da peça. 

Forre uma mesa ou bancada com um plástico e coloque as peças. Deixe secar na sombra em um local bem ventilado (coloquei perto da janela e o ventilador ligado). Vire as peças constantemente para que sequem uniformemente. Em peças muito grandes ou maleáveis convém usar um molde para ajudar a sustentar e definir o formato. A secagem leva de 3 a 7 dias dependendo do material, tamanho e clima (no verão seca mais rápido) quando estiver seco fica totalmente transparente. Observei que as peças em papel necessitam de mais de uma aplicação e não ficam tão estruturadas quanto as de crochê. 


Um comentário:

Deixe seu comentário