11 - Como pintar uma gota de água
O tema de hoje é uma gota de água. Como a água não tem uma cor determinada, será usado a cor do fundo para compô-la. O jogo de luz e sombra determinará a transparência e a forma. Para a luz será usado tinta branca e para a sombra a cor de base escurecida.
Para os que estão chegando agora uma recapitulação dos temas sobre pintura decorativa já tratados:
Tópico 1: Preparando a madeira Tópico 2: Corantes Naturais
Tópico 3: Fundos Tópico 4: Esponja e vela
Tópico 5: Pente e falso linho Tópico 6: Plástico e tecido
Tópico 7:Falso Granito Tópico 8: Falso mármore
Tópico 9: Pintura com lápis de cor Tópico 10: Simbologia da flores e folhas
Com um traço bem suave desenhe a forma da gota no local escolhido, mais redonda ou comprida, como desejar. Defina de que lado vem a luz: direita, esquerda ou de cima. Para melhor entender as instruções usarei como referência o modelo acima, com a luz vindo de cima a direita.
Sombra projetada:
Definido o lado da luz, comece pintando a sombra que a gota projeta no objeto: escureça a cor da base um ponto. Usando um pincel chanfrado (aquele cortado na diagonal), molhe a ponta do pincel na tinta e limpe o excesso no papel. Com o pincel levemente inclinado pinte um traço na parte de fora do risco da gota. Faça um degradê suave com a cor do fundo.
Sombra da gota:
Ainda usando a cor escurecida pinte a sombra da água no interior da gota, no modelo a parte superior interna. Molhe um pincel redondo na tinta e limpe bem o excesso. Pinte até mais ou menos a metade, na diagonal para as gotas mais longas e mais curvos para as gotas mais redondas. Terminando com um degradê suave.
Luz da gota:
Com o pincel chanfrado e a tinta branca pinte a luz da gota, no modelo a parte inferior. Pode parecer estranho já que falei que a luz vem de cima, mas é devido ao fenômeno de refração da água. Comece rente a linha do risco e pinte até juntar com a cor da sombra. Junte as duas cores de forma bem suave.
Reflexo da luz:
Com um pincel fino e a tinta branca faça o reflexo da luz, no modelo fica na parte superior direita. Deve ser um risco curvo, começa mais grosso e termina fininho, como uma vírgula, mantendo a proporção do tamanho da gota.
Lembrete: as gotas podem variar de forma, tamanho ou lado da queda, mas a direção da luz deve ser sempre a mesma, isso dará mais realidade a pintura.
Oi Regina, adorei a lição!
ResponderExcluirAcho que estas dicas se aplicam a gotas mesmo em outros meios, como papel e tela.
Obrigada
Bjs e ótimo feriado
Olá Cristiane,
ResponderExcluirÉ a mesma técnica o que muda e o modo de secagem das tintas, aquarelas, acrílica ou óleo. É possível fazer até com lápis de cor.
Beijos e ótimo feriado também.
Amei essa aula!! Vou tentar!! Sei que vou errar muito, mas o treino serve para melhorar sempre.
ResponderExcluirMorro de vontade de aprender a pintar flores. Acho lindo demais!! E as gotinhas fazem parte!!
Bjs e obrigada pela aula!!
Kaku
Olá Kaku,
ExcluirQue legal que vai tentar o importante é treinar antes, já gastei muita cartolina treinando. Umas gotas pitadas na pétala transforma a pintura!
beijo
Oi Regina,
ResponderExcluirLuz e sombra em pintura 'é o que há'.
Agora, nível avançado essa pintura.
Lindo demais, super aula novamente.
Amanhã você vai olhar para trás e enxergar um poeirinha rs
bjs